Author(s):
Ferreira, Sofia de Jesus Martins
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24426
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Formação profissional; Avaliação da formação; Transferência da formação; Compromisso organizacional; Training; Training evaluation; Transfer of training; Organizational commitment
Description
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos) O presente estudo debruça-se sobre um tema ainda em fase de estudo inicial,
nomeadamente pretende estudar a ligação entre a transferência da formação profissional, com base
no modelo de Holton (1996) e o compromisso organizacional, segundo o modelo de três
componentes de Meyer & Allen (1991). Para isso foi utilizada uma amostra de 52 sujeitos, de uma
empresa de distribuição de gás natural. Os quais responderam ao Learning Transfer System
Inventory (LTSI) e o Organizatinal Commitment Questionnaire (OCQ). A base desta investigação
era a de que alguns fatores de transferência da formação (Apoio Social, Motivação e Benefícios
percebidos) têm um impacto significativo nos níveis de compromisso organizacional geral e
específicos (afetivo, normativo e instrumental) dos colaboradores. Os resultados foram obtidos
através de testes de associação e demonstraram que, de facto, estes fatores de transferência têm um
impacto significativo, sobretudo nos níveis gerais de compromisso, mas também no compromisso
afetivo. Ou seja, no desejo dos colaboradores em permanecerem na organização. Estes resultados
irão ser discutidos à luz de outras investigações anteriores, bem como serão dadas sugestões ás
organizações e, serão levantadas possibilidades de investigações futuras que enriqueçam os
resultados encontrados. The present study focuses on a topic still under initial study, it plans to study the link
between the transfer of training, based on the model of Holton (1996) and organizational
commitment, according to the model of three components of Meyer & Allen (1991).In order to
achieve this we used a sample of 52 subjects, collected in a distribution company of natural gas.
These subjects responded to the Learning Transfer System Inventory (LTSI) and Organizational
Commitment Questionnaire (OCQ). The basis of this research was that some transfer of training
factors (Social Support, Motivation and Perceived Benefits) have a significant impact on levels of
general and specific organizational commitment (affective, normative and continuance) of the
employees. The results obtained from tests of association demonstrated that, these transfer factors
have in fact a significant impact, especially in general levels of commitment, but also on affective
commitment. That is, in the desire of employees to remain in the organization. These results will be
discussed in light of other previous investigations, suggestions will be given to organizations and
possibilities for future research will be raised that can supplement the results found.