Autor(es):
Teixeira, Elisabete Diana Fernandes
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24237
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Comportamentos perturbados de vinculação; Tipo inibido; Tipo desinibido; Distorções de base segura; Institucionalização; Temperamento; Sensibilidade; Papel dos cuidados; Attachment disordered behaviors; Inhibited type; Disinhibited type; Secure base distortions; Institutionalization; Temperament; Sensitivity; Role of care
Descrição
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica) Os estudos têm revelado, com frequência, a manifestação de comportamentos perturbados de
vinculação por crianças institucionalizadas. Ao mesmo tempo, têm apontado diversos riscos
associados a estas crianças que justificam a procura sistemática de entendimento deste fenómeno.
Neste âmbito, há variáveis que carecem de estudo e outras que despoletam controvérsia no que
concerne ao seu papel na explicação das formas atípicas de vinculação. Assim, definiu-se como
objetivo principal desta investigação a procura de fatores etiológicos dos comportamentos perturbados
de vinculação, com destaque para a contribuição das caraterísticas da crianças e dos cuidados. Para tal,
recorreu-se a uma amostra de 60 crianças portuguesas, em idade pré-escolar, que vivem em meio
institucional e respetivas cuidadoras. Para classificação da qualidade do vínculo entre ambas, os
técnicos institucionais responderam ao Questionário de Identificação do Cuidador, sendo esta
informação averiguada e validada, de seguida, pelos investigadores com base em observações
naturalísticas. Utilizou-se, também, a Disturbances of Attachment Interview (Smyke & Zeanah, 1999)
para a exploração da presença de sinais de comportamentos perturbados de vinculação na criança. As
cuidadoras, para além de responderem a esta entrevista, preenchiam o Children’s Behavior
Questionnaire (Rothbart, 2000) para avaliação do temperamento da criança e o Questionário ao
Prestador de Cuidados que permitiu conhecer caraterísticas relativas aos cuidados e crenças das
cuidadoras. Uma tarefa semi-estruturada (Soares et al., 2010) permitiu averiguar a qualidade da
interação da cuidadora com a criança. Os resultados revelaram que as crianças que têm cuidador
preferido apresentam menos comportamentos inibidos. Estes comportamentos também se associaram
negativa e marginalmente à sensibilidade da cuidadora e à dimensão do temperamento controlo por
esforço. Os comportamentos desinibidos encontraram-se negativamente associados à sensibilidade e
negativa e marginalmente correlacionados com o número de dias de trabalho por semana da cuidadora.
Ademais, menor afetividade negativa e maior extroversão associaram-se a menos comportamentos do
tipo desinibido. Verificou-se, ainda, que as crianças do sexo masculino manifestavam mais distorções
de base segura do que as do sexo feminino. Estas formas atípicas de vinculação encontraram-se
marginalmente correlacionadas com a idade das crianças na avaliação, e significativamente
relacionadas com o rácio e negativamente associadas à sensibilidade da cuidadora. A sensibilidade da
cuidadora mostrou-se correlacionada com algumas das suas crenças, mas não com o temperamento da
criança. Os resultados sugerem que os comportamentos perturbados de vinculação têm diferentes
fatores etiológicos que envolvem caraterísticas dos cuidados e da criança. Studies frequently reveal the manifestation of attachment disordered behaviors by institutionalized
children. At the same time, they have been described many risks associated with these children that
justify the systematic search for the understanding of this phenomenon. In this context, there are
variables that require study and others that, concerning its role on explaining the atypical forms of
attachment, are controversial. So, the main purpose of this investigation was to search the etiologic
factors of attachment disordered behaviors, highlighting the characteristics of children and care’s
contribution. To achieve it, we used a sample of 60 Portuguese children in preschool age, who live in
institutions and respective caregivers. To classify the quality of the bond between them, the
institutional technicians responded to the Identification Caregiver Questionnaire, and then, this
information was investigated and validated by researchers based on naturalistic observations. We also
used the Disturbances of Attachment Interview (Smyke & Zeanah, 1999) to explore the signs of
attachment disordered behaviors in the child. The caregivers, in addition of responding to this
interview, also answered the Children's Behavior Questionnaire (Rothbart, 2000) to assess the child's
temperament and the Caregiver Questionnaire, providing knowledge concerning the characteristics of
the care and caregivers’ beliefs. An interactive task (Soares et al., 2010) allowed the access to the
quality of close care. The results revealed that children who have preferred a certain caregiver
presented less inhibited behaviors. These behaviors were also negative and marginally associated to
the caregiver’s sensitivity and the dimension of behavior effortful control. Disinhibited behaviors were
negatively associated with the sensitivity, and negative and marginally correlated with the number of
working days per week of the caregiver. Furthermore, smaller negative affectivity and higher
extraversion were associated with less disinhibited behavior type. It was also found that male children
manifested more secure base distortions than the female. These atypical forms of attachment were
found positive and marginally correlated in the evaluation with the age of children, positively and
significantly related to the ratio and negatively associated with caregiver’s sensitivity. The sensitivity
of the caregiver was significantly correlated with some of their beliefs, but not with the child's
temperament. The results suggest that attachment disordered behaviors have different etiological
factors related to characteristics of the child and of the institutional care.