Author(s):
Rego, Ana Catarina da Rocha
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24227
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) O projeto “A verdade do “faz-de-conta” no palco dos pequenos atores” surgiu no
âmbito do Mestrado em Educação – Área de especialização em Educação de Adultos e
Intervenção Comunitária, sob a orientação do professor Alberto Filipe Araújo. Esta
dissertação apresenta um projeto de Intervenção Comunitária num Centro de Atividades
Temporárias para crianças em risco, no Centro Cultural e Social de Santo Adrião que é uma
Associação e Instituição Particular de Solidariedade Social.
Este projeto visou responder às necessidades, interesses e expectativas sentidas numa
fase de diagnóstico inicial. A intervenção foi focada principalmente no desenvolvimento
integral das criança e dos jovens, desenvolvimento esse que posteriormente foi estimulado
através da implementação de um atelier no qual se desenvolveram atividades lúdicopedagógicas
e lúdico-desportivas.
Com este projeto além do desenvolvimento integral e harmonioso de todas as crianças
e jovens, pretendeu-se também promover a participação e autonomia de todos os
intervenientes, inclusive dos pais e encarregados de educação, através de sessões de formação
e atendimento às famílias.
Os resultados indicam uma satisfação generalizada por parte dos participantes, que se
reflete na avaliação intermédia e mais concretamente no inquérito de satisfação final. The Project “The truth of “make-believe” on the stages of small actors” appears on
the stage under the Master in Education - Adult Education and Community Intervention,
under the guidance of the professor Alberto Filipe Araújo. This dissertation presents a project
of a Community Intervention in a Center of Temporary Activities for children in risk, on
Centro Cultural e Social de Santo Adrião that is an Association and Private Institution of
Social Solidarity.
This project aimed to meet the needs, interests and expectations experienced in a phase
of initial diagnosis. The intervention was focused mainly on the integral development of the
child and youth, that development was stimulated further by implementing an atelier in which
are developed playful activities, recreational and sports.
With this project beyond thefull and harmonious development of all children and
young people, is also intended to promote the participation and empowerment of all
stakeholders, including parents and guardians, through training sessions and attending
families.
The results indicate a general satisfaction among participants, as reflected in the
continuous evaluation and more specifically in the final satisfaction survey.