Autor(es):
Oliveira, Jacinta Marta Peixoto de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24122
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário Este relatório focaliza o tema do meu Projeto de Intervenção: ”a caminho do saber
sociocultural – do estereótipo à realidade” e pretende espelhar todo o trabalho realizado no
âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino
Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário.
Ao longo destas páginas, estarão explícitos todos os passos para a concretização do meu
Projeto de Intervenção no âmbito da sociocultura. Para tal, tive como objetivo investigar, criar
estratégias e atividades de promoção da competência sociocultural na aula ELE e refletir sobre
os resultados obtidos, analisando o seu impacto na turma alvo.
Numa primeira fase, apliquei um inquérito diagnóstico com o objetivo de conhecer os
gostos / preferências e as dificuldades da turma alvo e desenvolvi o meu Plano de Intervenção
Pedagógica Supervisionada em função desse mesmo inquérito.
Numa segunda fase, que correspondeu à fase de implementação do Projeto em contexto
sala de aula, programei estratégias e atividades que fossem ao encontro das necessidades reais
dos alunos, de forma a concretizar todos os objetivos por mim definidos previamente.
Por último, recolhi dados das fichas de trabalho, das fichas de autorregulação e da
transcrição da conversa final com os alunos e analisei-os de forma a verificar (ou não) evolução
ao nível da competência sociocultural.
No que concerne ao ensino da (socio) cultura, considero que esta competência tão
importante ainda é pouco trabalhada nas aulas ELE. Neste sentido, decidi abordar este tema no
meu Projeto de Intervenção de modo a fornecer aos alunos o máximo de informação possível
acerca da cultura e sociedade espanholas para que possam comunicar, de forma eficaz, num
contexto de situação real. Continuando nesta linha orientadora, considero que o reconhecimento
de estereótipos relativos a um país e / ou um povo é de extrema importância, uma vez que estes
são o primeiro contacto que o aluno adquire com a cultura meta e que, por seu turno, transporta
para a sala de aula. E é precisamente por causa deste facto que decidi optar por este projeto
subordinado ao tema “estereótipos”, de forma a abordar, discutir e desfazer e / ou confirmar
estereótipos relativos à cultura meta, de forma a desenvolver a competência sociocultural dos
discentes. This report focuses on the theme of my intervention project: "The path to social and
cultural knowledge: from the stereotype to reality“ and intends to reflect all work carried out
under the Professional Internship in the Master of Teaching Portuguese in the third cycle of Basic
and Secondary Education and Spanish in Primary and Secondary Education.
Throughout these pages, all steps for the achievement of my Intervention Project within
the sociocultural scope will be explicit. To do this, my objective was to investigate, develop
strategies and promotion activities for sociocultural competence in class ELE and reflect on the
achieved results, analyzing their impact on the target class.
Initially, I applied a diagnostic questionnaire in order to meet the tastes / preferences
and difficulties of the target class and developed my Supervised Pedagogical Intervention Plan
according to that same inquiry.
In a second phase, which corresponded to the implementation phase of the project in
classroom context, I programmed strategies and activities that would meet the real needs of the
students in order to achieve all the objectives set by me previously.
Finally, I collected data from worksheets, from self-regulation inquiries and from the
transcription of the final conversation with the students and analyzed them in order to verify (or
not) the evolution regarding the socio-cultural competence.
Regarding the teaching of (socio) culture, I consider that this important skill is yet little
worked in ELE classes. In this sense, I decided to approach this theme in my Intervention Project
in order to provide to students as much information as possible about the Spanish culture and
society, so that they can effectively communicate in a context of a real situation. Continuing this
guideline, I consider that the recognition of stereotypes in relation to a country and / or people is
of utmost importance, since these are the first contact that the student acquires with the target
culture and, in turn, carries to the classroom. And it´s precisely because of this fact that I
decided to choose this project under the theme "stereotypes", in order to approach, discuss and
dissolve and / or confirm stereotypes related to the target culture with the purpose to develop
students' socio-cultural competence.