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Film in the English class : interculturality, education for citizenship and Crash

Author(s): Neves, Sandra Maria Rodrigues Machado cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24013

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Interculturalismo; Multiculturalismo; Cidadania; Ensino do Inglês; Estereótipo; Preconceito; Tráfico de seres humanos; Direitos humanos; Filme; Crash; Interculturalism; Multiculturalism; Citizenship; English teaching; Stereotype; Prejudice; Human trafficking; Human rights; Film


Description
Relatório de atividade profissional de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas Num mundo globalizado, caracterizado por uma crescente mobilidade de povos, é amplamente reconhecida a importância que a língua inglesa assume enquanto instrumento de comunicação, investindo-se no seu ensino como um fator essencial para uma aproximação de culturas e de desenvolvimento de uma educação para a cidadania. Assim, tal como preconizado pelo atual quadro legislativo, do qual se destacam as orientações emanadas do Conselho da Europa, para além da aprendizagem de competências exclusivamente linguísticas, torna-se imperativo o desenvolvimento de uma educação intercultural consciente de valores e atitudes cívicas conducentes ao desenvolvimento pessoal e social dos alunos, com vista à criação de uma sociedade mais pacífica e mais justa. Esta dissertação pretende explorar o uso de filmes na aula de inglês de nível secundário como promotores de aprendizagens a vários níveis, incluindo o seu contributo para a consciencialização intercultural e para a cidadania. Assim, partindo de um levantamento de opiniões de professores referentes à dimensão intercultural do ensino do inglês, à cidadania e ao uso de filmes nas suas práticas letivas, foi aferida a importância que os professores atribuem a estas questões e procedeu-se à elaboração de uma lista de filmes com interesse intercultural e para a promoção da cidadania. O uso de filmes na aula de inglês para promover o pensamento crítico, despertar a consciência cívica e intercultural e o respeito pelos direitos humanos, é exemplificado através da sugestão de diversas atividades que tiveram por base o filme Crash (2004). In a globalized world characterized by an increasing mobility of people, the importance of the English language is widely recognized as a tool for communication. Its teaching essentially brings cultures together and promotes the development of an education for citizenship. Thus, as recommended by the current legislative framework, with special reference to guidelines issued by the Council of Europe, apart from the learning of purely linguistic competences it is imperative to develop an intercultural education aware of civic attitudes and values conducive to the personal and social development of the students, with the view to creating a more peaceful and more just society. This dissertation aims to explore the use of films in the secondary level English class, as the promoter of learning on several levels, including their contribution to intercultural awareness and for citizenship. Thus, starting from a survey of the opinions of teachers concerning the intercultural dimension of the teaching of English, citizenship and the use of films in their school practices, the importance teachers assign to these issues was assessed and a list of films that are of intercultural interest and capable of promoting citizenship was drawn up. The use of films in the English class to promote critical thinking, intercultural and civic awareness and the respect for human rights, is exemplified through the suggestion of various activities which were based on the film Crash (2004).
Document Type Bachelor Thesis
Language English
Advisor(s) Paisana, Joanne
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