Author(s):
Neves, Sandra Maria Rodrigues Machado
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24013
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Interculturalismo; Multiculturalismo; Cidadania; Ensino do Inglês; Estereótipo; Preconceito; Tráfico de seres humanos; Direitos humanos; Filme; Crash; Interculturalism; Multiculturalism; Citizenship; English teaching; Stereotype; Prejudice; Human trafficking; Human rights; Film
Description
Relatório de atividade profissional de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas Num mundo globalizado, caracterizado por uma crescente mobilidade de povos,
é amplamente reconhecida a importância que a língua inglesa assume enquanto
instrumento de comunicação, investindo-se no seu ensino como um fator essencial para
uma aproximação de culturas e de desenvolvimento de uma educação para a cidadania.
Assim, tal como preconizado pelo atual quadro legislativo, do qual se destacam as
orientações emanadas do Conselho da Europa, para além da aprendizagem de
competências exclusivamente linguísticas, torna-se imperativo o desenvolvimento de
uma educação intercultural consciente de valores e atitudes cívicas conducentes ao
desenvolvimento pessoal e social dos alunos, com vista à criação de uma sociedade
mais pacífica e mais justa.
Esta dissertação pretende explorar o uso de filmes na aula de inglês de nível
secundário como promotores de aprendizagens a vários níveis, incluindo o seu
contributo para a consciencialização intercultural e para a cidadania. Assim, partindo de
um levantamento de opiniões de professores referentes à dimensão intercultural do
ensino do inglês, à cidadania e ao uso de filmes nas suas práticas letivas, foi aferida a
importância que os professores atribuem a estas questões e procedeu-se à elaboração de
uma lista de filmes com interesse intercultural e para a promoção da cidadania.
O uso de filmes na aula de inglês para promover o pensamento crítico, despertar
a consciência cívica e intercultural e o respeito pelos direitos humanos, é exemplificado
através da sugestão de diversas atividades que tiveram por base o filme Crash (2004). In a globalized world characterized by an increasing mobility of people, the
importance of the English language is widely recognized as a tool for communication.
Its teaching essentially brings cultures together and promotes the development of an
education for citizenship. Thus, as recommended by the current legislative framework,
with special reference to guidelines issued by the Council of Europe, apart from the
learning of purely linguistic competences it is imperative to develop an intercultural
education aware of civic attitudes and values conducive to the personal and social
development of the students, with the view to creating a more peaceful and more just
society.
This dissertation aims to explore the use of films in the secondary level English
class, as the promoter of learning on several levels, including their contribution to
intercultural awareness and for citizenship. Thus, starting from a survey of the opinions
of teachers concerning the intercultural dimension of the teaching of English,
citizenship and the use of films in their school practices, the importance teachers assign
to these issues was assessed and a list of films that are of intercultural interest and
capable of promoting citizenship was drawn up.
The use of films in the English class to promote critical thinking, intercultural
and civic awareness and the respect for human rights, is exemplified through the
suggestion of various activities which were based on the film Crash (2004).