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A criação de powerpoints pelos alunos do 2º ciclo do ensino básico : ventos de ...

Autor(es): Alvim, Carlos Alexandre Machado de Araújo e cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23992

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) O PowerPoint tem vindo a dominar as restantes ferramentas de apresentação no meio do ensino. Assim, a questão que se coloca nesta altura é se o PowerPoint melhora ou diminui o valor pedagógico de uma apresentação. Edward Tufte (2003) acredita que o PowerPoint reduz a qualidade analítica de uma apresentação. Contudo, esquece o facto de que uma aula não se limita à apresentação de um PowerPoint. Nas mãos de um professor competente, uma apresentação em PowerPoint com pouco texto e imagens preponderantes, pode servir de ponto de partida para uma aula brilhante. Esta reflexão fez-nos surgir as seguintes questões para o estudo em foco: Que quadro histórico é expresso pelos alunos em PowerPoints por eles construídos? Que conhecimento metacognitivo os alunos manifestam ao longo do processo de aprendizagem? Este estudo foi implementado numa Escola do Ensino Básico, localizada no concelho de Guimarães, com alunos do 6º ano de escolaridade. O primeiro momento consistiu na lecionação de duas aulas - oficina de 90 minutos sobre a unidade temática «O 25 de abril de 1974 e o regime democrático», com recurso a duas apresentações em PowerPoint. Nestas aulas foram privilegiadas as tarefas focando o questionamento histórico (leitura e interpretação de fontes) em duas fichas de trabalho, promovendo-se a participação dos alunos, de forma a construírem o seu conhecimento. No início da primeira aula foi proposto aos alunos o preenchimento de um questionário com a finalidade de efetuar o levantamento das suas ideias tácitas. Foi ainda usada uma aula de 45 minutos para preenchimento da ficha das ideias finais, das fichas de metacognição e dos PowerPoint projetados pelo professor. Num 2º momento, os alunos, em pares construíram autonomamente um PowerPoint sobre o tema «A Revolução do 25 de abril de 1974». Seguidamente, estes produtos foram partilhados em grande grupo, tendo-se efetuado a apresentação dos PowerPoints dos alunos. Posteriormente, as apresentações em PowerPoint foram avaliadas pelos próprios elementos de cada grupo através de um questionário de metacognição processual. Deste modo, esta investigação tem como objetivo refletir sobre as potencialidades do uso do PowerPoint em situações de ensino e aprendizagem em História. Pretendemos compreender se a criação dum PowerPoint pode ser uma estratégia que promova o desenvolvimento de competências históricas, e ser um dispositivo comunicativo do conhecimento aprendido pelos alunos. PowerPoint has come to dominate the other presentation tools in teaching. Thus, the question arising at this point is if PowerPoint improves or diminishes the pedagogical value of a presentation. Edward Tufte (2003) believes that PowerPoint reduces the analytical quality of a presentation. However, forgets the fact that a class is not confined to the presentation of a PowerPoint. In the hands of a competent teacher, a PowerPoint presentation with little compelling text and images, can serve as a starting point for a bright classroom. Consequently, the following issues arise: Which historical framework students express in a PowerPoint? What metacognitive knowledge do pupils manifest throughout the learning process? This study was implemented in an Elementary School, located in the municipality of Guimarães, with students of the sixth year of schooling. The first moment consisted in two Workshop-lecture of 90 minutes on the thematic unit "The April 25th, 1974 and democratic rule», using two PowerPoint presentations. Along these workshops-lecture students solved two worksheets focusing the reading and interpretation of sources on order to promote their participation on knowledge construction. At the beginning of the first lecture, it was implemented a questionnaire to identify students’ tacit ideas. An additional lecture of 45 minutes was used to fill out a final questionnaire to identify change or permanence of tacit ideas, a metacognitive worksheet, and one assessment worksheet to evaluate teacher’ PowerPoint. In the second moment, students in pairs built a PowerPoint dedicated to the theme ' The revolution of April 25th, 1974 ' being later on shared in the large group. Students’ PowerPoints presentations have been evaluated by themselves using a metacognitive worksheet. This research aims to reflect on the potential use of PowerPoint in history teaching and learning contexts. We want to understand if the creation of a PowerPoint can be a strategy that promotes the development of historical skills, and being a communicative device to evaluate students’ historical knowledge.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Melo, Maria do Céu
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