Autor(es):
Fernandes, Carla Susana Ferreira
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23917
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Continuidade educativa; Atividades de enriquecimento curricular; Atividade física desportiva; Educação física; Educational continuity; Curricular erichment ativities; Physical activity and sport; Physical education
Descrição
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa) O presente estudo pretende analisar e refletir sobre a existência ou não de continuidade
educativa entre as práticas desenvolvidas no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular
(AEC) do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), mais propriamente na Atividade Física Desportiva
(AFD) e aquelas que são desenvolvidas no âmbito da disciplina de Educação Física, no 2.º Ciclo
do Ensino Básico (2.º CEB). Deste modo, pretende-se verificar se as mudanças realizadas nas
escolas do 1.º Ciclo com a introdução das AEC influenciam as práticas do 2.ºCiclo, provocando
alterações ao nível das propostas curriculares. Assim, podemos dizer que este estudo centra-se
na AEC de AFD ao nível da passagem/transição do 1.º Ciclo para o 2.º Ciclo.
O estudo enquadra-se num paradigma de investigação de caráter qualitativo, com o
recurso a instrumentos de recolha de dados adequados os seus pressupostos. Segue as
orientações e procedimentos de um estudo de caso, onde os sujeitos de investigação são um
grupo de professores da AEC de AFD das escolas do 1.º CEB e de professores de 2.º CEB de
Educação Física pertencentes a um agrupamento de Escolas do concelho de Braga. Os métodos
utilizados na recolha dos dados foram a análise documental, as entrevistas presenciais e escritas
e as notas do investigador.
Depois de realizado o tratamento e a análise dos dados recolhidos, concluímos que existe
continuidade educativa entre os dois ciclos em estudo, sendo que o trabalho realizado na AEC de
AFD serve de elemento de sustentação ao trabalho a realizar no 2.º CEB. É referido também, por
parte dos professores, que a introdução das AEC no 1.º CEB, e mais propriamente da Atividade
Física Desportiva, requer o aumento e a melhoria das condições físicas e de estruturas em que
estas se realizam, uma vez que as atuais se mostram desadequadas. Desta forma os
professores de AFD consideram a introdução das AEC no 1.º Ciclo benéfica para os alunos,
tendo o seu trabalho um relevo e assinalar como primeiros mediadores de aprendizagens nesta
área. Já os professores de Educação Física do 2.º Ciclo destacam a importância das
aprendizagens desenvolvidas na AFD, tendo desta forma integrado mudanças nas suas práticas,
levando em consideração o trabalho realizado ao nível do 1.º Ciclo.
Os resultados decorrentes desta investigação vêm contribuir para a reflexão sobre a
problemática da continuidade educativa e aprofundá-la no caso específico da atividade física,
dando o seu contributo para o conhecimento através da exploração de um exemplo atual e
abrindo caminho para futuros estudos. The focus of this study is to analyze whether there is Educational Continuity or not between
the practices developed within the Curricular Enrichment Activities (AEC) in primary education,
more specifically in Physical Activity and Sports and those developed within the subject of
Physical Education in the second educational level. Thus, we intend to verify if the changes made
in primary schools with the introduction of the Curricular Enrichment Activities influence the
second educational level, causing changes in the curriculum proposals. Therefore, the study
focuses on the AEC of Physical Activity and Sports at the passage / transition from the first to the
second educational levels.
This study is part of a paradigm of qualitative research, and uses instruments for data
collection of qualitative nature. It will follow the conventions of a case study, where the subjects
of investigation include AEC teachers of Physical Activity and Sports from the first educational
level and Physical Education teachers from the second educational level belonging to a connect
group of schools in Braga.
The methods used for the data collection were document analysis, face and written
interviews and researcher notes.
After performing the processing and analysis of the collected data, we concluded that there
is continuity between the two educational levels considered, and the work developed in the AEC
Physical Activity and Sports serves as a support base for the work carried out in the second
educational level.
The teachers involved refer that the introduction of the Curricular Enrichment Activities in
the first educational level, more precisely the Physical Activity and Sports AEC requires additional
an improved physical and structural conditions, since the existing prove to be inadequate.
Hence, Physical Activity and Sports teachers consider the introduction of the AEC in the first level
of education beneficial to students taking their work a relief to mark as first mediators of learning
in this area.
Furthermore, the Physical Education teachers of the second educational level consider the
Physical Activity and Sports AEC important. They have instituted alterations in their procedures
taking into account the work done in the first educational level.
The results arising from this research contributes to a reflection on the educational
continuity matter and extends it in the specific case of Physical Activity, making its contribution to
knowledge through the examination of a current example, and opening the way for future studies.