Autor(es):
Oliveira, Epifânia Susete Rodrigues
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23828
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Relatório de estágio; Método dialógico; Didática; Recursos pedagógicos; Ensino da filosofia; Probation report; Dialogic method; Didactics; Teaching resources; Philosophy teaching
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário O presente trabalho intitulado A Importância do Método Dialógico no Ensino da Filosofia.
Uma experiência com alunos do 10º ano no campo da ética, política e religião corresponde ao
relatório de estágio em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário que decorreu no ano letivo
2011/2012 na Escola Secundária Alberto Sampaio, localizada em Braga. A turma com a qual foi
realizado o estágio (10º M) é da área de Ciências Socioeconómicas. Durante o estágio foram
lecionadas as seguintes dimensões: ética, filosofia política e filosofia da religião. No relatório em
questão defendemos a importância do método dialógico para um bom ensino da filosofia, ou seja,
pretendemos defender que o diálogo e o debate na sala de aula têm um contributo muito positivo
para o ensino da filosofia na medida em que proporcionam aulas dinâmicas, motivadoras e que
suscitam nos alunos um pensamento crítico, estruturado e fundamentado.
O relatório divide-se em quatro capítulos. No primeiro fazemos uma breve explicação do
tema, plano e contexto em que foi aplicado o projeto de investigação. O segundo capítulo trata,
essencialmente, da metodologia em filosofia, mais especificamente, do contributo do método
expositivo para o ensino da mesma. No terceiro capítulo, por sua vez, dedicamo-nos à análise da
conceção dialógica de ensino. O quarto e último capítulo foi exclusivamente dedicado à prática
letiva onde explicamos mais aprofundadamente a estruturação das aulas e fazemos uma avaliação
e descrição detalhada da lecionação.
Para além dos capítulos anunciados, fazem parte do relatório, uma introdução, conclusão,
bibliografia e apartado de anexos onde podemos visitar os materiais usados na prática letiva. The present work entitled The importance of the Dialogic Method in Philosophy Teaching. An
experience with 10th-grade students in the field of Ethics, Politics and Religion is the probation
report in Philosophy Teaching which took place in the 2011/2012 school year in Alberto Sampaio
Secondary School, in Braga. The class we worked with (10th M) attends the Socio-economical
Sciences area of study. During the probation period the students were taught the following
dimensions: ethics, political philosophy and philosophy of religion. In this report we promote the
importance of the dialogic method to a good teaching of Philosophy. We support the idea that
dialogue and classroom debate are valuable tools for teaching philosophy, providing dynamic and
motivating classes which afford students a critical, structured and reasoned thinking.
The report is divided into four chapters. In the first one we make a brief explanation of the
topic, plan and context in which the research project occurred. The second chapter is mainly about
the methodology in Philosophy, more precisely, the contribute of lecture teaching method for its
teaching. The third chapter is dedicated to the dialogic teaching conception analysis. The fourth
and final chapter was exclusively devoted to the teaching practice. We exhaustively explain the
structure of the classes, make an assessment and a detailed description of the teaching.
Besides the mentioned chapters, there is also an introduction, a conclusion, a bibliography
and the annexes used in classes.