Detalhes do Documento

A importância do método dialógico no ensino da filosofia : uma experiência com ...

Autor(es): Oliveira, Epifânia Susete Rodrigues cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23828

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Relatório de estágio; Método dialógico; Didática; Recursos pedagógicos; Ensino da filosofia; Probation report; Dialogic method; Didactics; Teaching resources; Philosophy teaching


Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário O presente trabalho intitulado A Importância do Método Dialógico no Ensino da Filosofia. Uma experiência com alunos do 10º ano no campo da ética, política e religião corresponde ao relatório de estágio em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário que decorreu no ano letivo 2011/2012 na Escola Secundária Alberto Sampaio, localizada em Braga. A turma com a qual foi realizado o estágio (10º M) é da área de Ciências Socioeconómicas. Durante o estágio foram lecionadas as seguintes dimensões: ética, filosofia política e filosofia da religião. No relatório em questão defendemos a importância do método dialógico para um bom ensino da filosofia, ou seja, pretendemos defender que o diálogo e o debate na sala de aula têm um contributo muito positivo para o ensino da filosofia na medida em que proporcionam aulas dinâmicas, motivadoras e que suscitam nos alunos um pensamento crítico, estruturado e fundamentado. O relatório divide-se em quatro capítulos. No primeiro fazemos uma breve explicação do tema, plano e contexto em que foi aplicado o projeto de investigação. O segundo capítulo trata, essencialmente, da metodologia em filosofia, mais especificamente, do contributo do método expositivo para o ensino da mesma. No terceiro capítulo, por sua vez, dedicamo-nos à análise da conceção dialógica de ensino. O quarto e último capítulo foi exclusivamente dedicado à prática letiva onde explicamos mais aprofundadamente a estruturação das aulas e fazemos uma avaliação e descrição detalhada da lecionação. Para além dos capítulos anunciados, fazem parte do relatório, uma introdução, conclusão, bibliografia e apartado de anexos onde podemos visitar os materiais usados na prática letiva. The present work entitled The importance of the Dialogic Method in Philosophy Teaching. An experience with 10th-grade students in the field of Ethics, Politics and Religion is the probation report in Philosophy Teaching which took place in the 2011/2012 school year in Alberto Sampaio Secondary School, in Braga. The class we worked with (10th M) attends the Socio-economical Sciences area of study. During the probation period the students were taught the following dimensions: ethics, political philosophy and philosophy of religion. In this report we promote the importance of the dialogic method to a good teaching of Philosophy. We support the idea that dialogue and classroom debate are valuable tools for teaching philosophy, providing dynamic and motivating classes which afford students a critical, structured and reasoned thinking. The report is divided into four chapters. In the first one we make a brief explanation of the topic, plan and context in which the research project occurred. The second chapter is mainly about the methodology in Philosophy, more precisely, the contribute of lecture teaching method for its teaching. The third chapter is dedicated to the dialogic teaching conception analysis. The fourth and final chapter was exclusively devoted to the teaching practice. We exhaustively explain the structure of the classes, make an assessment and a detailed description of the teaching. Besides the mentioned chapters, there is also an introduction, a conclusion, a bibliography and the annexes used in classes.
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Manso, Artur
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia