Autor(es):
Oliveira, Márcia
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23755
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Aluno; Educação física; Escolaridade; Estágio; Perceções; Student; Physical education; Education; Training; Perceptions
Descrição
Relatório de estágio mestrado em Ensino de
Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Este relatório final de estágio demonstra a prática educativa realizada durante o
estágio de natureza profissional, designado por prática de ensino supervisionada em
Educação Física (EF), numa escola E.B 2,3, Braga. Encontra-se estruturado da seguinte
forma; numa primeira fase é feito um enquadramento pessoal, onde transmito todas as
minhas expetativas relativas a este ano de estágio, de seguida faço um enquadramento
institucional, de forma a caraterizar a escola e o meio envolvente em que se encontra
inserida. Numa outra fase temos o enquadramento pedagógico, que tem por objetivo dar
a perceber qual a participação e intervenção do núcleo de estágio na escola, tanto ao
nível da comunidade escolar como ao nível da gestão e organização da própria turma de
lecionação. Na fase final, surge o enquadramento científico dedicado ao projeto de
investigação desenvolvido ao longo deste ano, que pretende conhecer as perceções dos
alunos sobre a disciplina de Educação Física. O estudo foi realizado com alunos do 5º e
7ºanos de escolaridade. Os objetivos deste estudo foram: (1) conhecer a importância da
disciplina de EF na formação dos alunos; (2) averiguar se a disciplina de EF seria
preferência dos alunos, se fosse de carácter opcional; (3) verificar quais as atitudes
fomentadas nas aulas de EF, de maior e menor importância.
A amostra é constituída por 130 alunos de ambos os sexos, com idades
compreendidas entre os 10 e os 14 anos, pertencentes ao 5º e 7ºanos de escolaridade do
Ensino Básico, de uma escola E.B 2,3. Os resultados mostram que a maioria dos alunos
de ambos os anos considera a disciplina de EF muito importante na sua formação a
nível do ensino básico. Os alunos do 5º ano relativamente às atitudes e valores da
disciplina de EF apontam o trabalho de equipa como o mais importante e no 7º ano o
divertimento é a opção mais valorizada. A competição com os outros e a competição
consigo próprio destacam-se de forma evidente, como as perceções menos importantes
nos alunos mais novos e mais velhos. This report demonstrates the final stage of educational practice conducted during
the training of professional nature referred to the supervised practice teaching in
Physical Education (PE), in a EB 2,3 school in Braga. It is structured as follows: in a
first stage is done a personal environment where I expose all my expectations for this
training year, then I do an institutional framework in order to characterize the school
and the environment in which it is inserted. In another phase we have the pedagogical
framework, which aims to illustrate the participation and intervention of the training
group at school, both within the school community as to the management and
organization of their own class teaching. In the final phase, there is the scientific
framework dedicated to the research project developed over this year, which main goal
is to know the perceptions of students about the subject of Physical Education. Thistudy
has included students from the 5th and 7th grades. The objectives of this study are: (1)
know the importance of the subject PE in the formation of students; (2) determine
whether the subject of Physical Education would be a students’ preference, if it was of
optional nature; (3) determine which attitudes fostered in PE classes, of greater and
lesser importance.
The sample consists of 130 students of both sexes, aged between 10 to 14 years,
belonging to the 5 th and 7 th grade of basic education from a EB 2,3 school. The
results show that most students in both years consider that the PE subject is very
important in their training at the level of basic education. The 5th grade students,
concerning to the attitudes and values of PE, indicate the teamwork as the most
important and in the 7th grade fun is the most valued. The competition with each other
and the competition with oneself stand out so clearly, as the perceptions perceived as
less important to the young and old children.