Detalhes do Documento

As perceções dos alunos face à disciplina de educação física : estudo com aluno...

Autor(es): Oliveira, Márcia cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23755

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Aluno; Educação física; Escolaridade; Estágio; Perceções; Student; Physical education; Education; Training; Perceptions


Descrição
Relatório de estágio mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Este relatório final de estágio demonstra a prática educativa realizada durante o estágio de natureza profissional, designado por prática de ensino supervisionada em Educação Física (EF), numa escola E.B 2,3, Braga. Encontra-se estruturado da seguinte forma; numa primeira fase é feito um enquadramento pessoal, onde transmito todas as minhas expetativas relativas a este ano de estágio, de seguida faço um enquadramento institucional, de forma a caraterizar a escola e o meio envolvente em que se encontra inserida. Numa outra fase temos o enquadramento pedagógico, que tem por objetivo dar a perceber qual a participação e intervenção do núcleo de estágio na escola, tanto ao nível da comunidade escolar como ao nível da gestão e organização da própria turma de lecionação. Na fase final, surge o enquadramento científico dedicado ao projeto de investigação desenvolvido ao longo deste ano, que pretende conhecer as perceções dos alunos sobre a disciplina de Educação Física. O estudo foi realizado com alunos do 5º e 7ºanos de escolaridade. Os objetivos deste estudo foram: (1) conhecer a importância da disciplina de EF na formação dos alunos; (2) averiguar se a disciplina de EF seria preferência dos alunos, se fosse de carácter opcional; (3) verificar quais as atitudes fomentadas nas aulas de EF, de maior e menor importância. A amostra é constituída por 130 alunos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, pertencentes ao 5º e 7ºanos de escolaridade do Ensino Básico, de uma escola E.B 2,3. Os resultados mostram que a maioria dos alunos de ambos os anos considera a disciplina de EF muito importante na sua formação a nível do ensino básico. Os alunos do 5º ano relativamente às atitudes e valores da disciplina de EF apontam o trabalho de equipa como o mais importante e no 7º ano o divertimento é a opção mais valorizada. A competição com os outros e a competição consigo próprio destacam-se de forma evidente, como as perceções menos importantes nos alunos mais novos e mais velhos. This report demonstrates the final stage of educational practice conducted during the training of professional nature referred to the supervised practice teaching in Physical Education (PE), in a EB 2,3 school in Braga. It is structured as follows: in a first stage is done a personal environment where I expose all my expectations for this training year, then I do an institutional framework in order to characterize the school and the environment in which it is inserted. In another phase we have the pedagogical framework, which aims to illustrate the participation and intervention of the training group at school, both within the school community as to the management and organization of their own class teaching. In the final phase, there is the scientific framework dedicated to the research project developed over this year, which main goal is to know the perceptions of students about the subject of Physical Education. Thistudy has included students from the 5th and 7th grades. The objectives of this study are: (1) know the importance of the subject PE in the formation of students; (2) determine whether the subject of Physical Education would be a students’ preference, if it was of optional nature; (3) determine which attitudes fostered in PE classes, of greater and lesser importance. The sample consists of 130 students of both sexes, aged between 10 to 14 years, belonging to the 5 th and 7 th grade of basic education from a EB 2,3 school. The results show that most students in both years consider that the PE subject is very important in their training at the level of basic education. The 5th grade students, concerning to the attitudes and values of PE, indicate the teamwork as the most important and in the 7th grade fun is the most valued. The competition with each other and the competition with oneself stand out so clearly, as the perceptions perceived as less important to the young and old children.
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Beatriz Oliveira
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia