Document details

Instalação digital : um projeto de intervenção na comunidade escolar

Author(s): Teixeira, Ana Isabel Pinto cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/23711

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) A valorização da educação pela arte a tecnologia no sistema de ensino atual gera mudanças de práticas pedagógicas que promovem o autoconhecimento, convocando uma multiplicidade de saberes. A instalação digital — que consiste num projeto de intervenção artística — teve como mote o conceito Artemetria. Constituindo este trabalho um estudo de caso de natureza qualitativa, interessa-nos compreender as potencialidades do uso de equipamentos e ferramentas digitais na disciplina de Educação Visual e Tecnológica, aferir o envolvimento dos alunos de uma turma do 5º ano de escolaridade, segundo uma metodologia de projeto e avaliar o impacto da mesma na comunidade escolar. O estudo foi desenvolvido ao longo de doze sessões de 90 minutos cada, no ano letivo 2011/2012, em regime de trabalho colaborativo, desenvolvendo temas distintos que integram a instalação, de acordo com os interesses de cada aluno. Para a recolha de dados recorremos à técnica da análise documental (projeto curricular da turma, documentos internos do agrupamento, planificações) de inquéritos (questionário que caracteriza os participantes aferindo o seu nível de literacia em TIC, questionário que colige as perceções no que respeita à experiência de aprendizagem, entrevista de grupo e um questionário para avaliar o impacto da atividade na comunidade) e da observação (diário de bordo, registos fotográficos, grelhas de avaliação do trabalho individual na construção de artemetrias em papel e do trabalho em grupo nas várias temáticas tratadas). Com base nos resultados obtidos, a prática do ensino artístico com a incorporação da tecnologia na sala de aula favoreceu o domínio concreto das ferramentas digitais e equipamentos tecnológicos, a aquisição e aplicação das competências do currículo da disciplina e aquisição de competências transversais de forma coesa, célere e motivante. Na apresentação do projeto, a comunidade escolar mostrou-se recetiva e comprazida. O acompanhamento do progresso com a realização de atividades similares constitui um grande desafio para o sistema educativo, garantido a formação de cidadãos criativos, inovadores e éticos. A experiência revelou-se bastante positiva em todas as dimensões analisadas. Valorizing the education of arts and technology in the current education system generates changes in teaching practices that promote self-awareness and a manifold of knowledge. Digital Instalation - which is a project of artistic intervention - had as their motto the concept Artemetria. Constituting a study case of qualitative nature, we are interested in understanding the potential use of equipment and digital tools in the subject of Visual and Technological Education, assess the involvement of students of 5th grade, according to a project methodology and assess the impact of it on the school community. This study was conducted over twelve sessions of 90 minutes each, in the academic year 2011/2012, for which we developed a collaborative work, working out distinct themes that integrate the installation, according to the interests of each student. In order to collect the data we used the technique of documents analysis (the curricular project of the class, school internal documents, lesson plans), of inquiries (questionnaire that characterizes the participants, assessments of their level of ICT literacy, which collects the regarding perceptions of the learning experience, group interview and a questionnaire to assessment the impact of the activity at comunity) and observation (logbook, photographic records, evaluation grids of individual work in building artemetrias in paper and pair work in the various issues addressed). Based upon the obtained results, the practice of arts education with the introduction of technology in the classroom favored the concrete field of digital tools and technological equipment, understanding and applying skills in the curriculum of the subject and the acquisition of soft skills in a cohesive, rapid and motivating manner. In the presentation of the project, the school community showed up receptive and satisfied. Monitoring the progress with the implementation of similar activities is a huge challenge for the education system ensuring the formation of creative, innovative and ethical citizens. The experience turned out to be very positive in all the analyzed dimensions.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Lia Raquel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents

No related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU