Autor(es):
Teixeira, Ana Isabel Pinto
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23711
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) A valorização da educação pela arte a tecnologia no sistema de ensino atual gera
mudanças de práticas pedagógicas que promovem o autoconhecimento, convocando
uma multiplicidade de saberes.
A instalação digital — que consiste num projeto de intervenção artística — teve
como mote o conceito Artemetria. Constituindo este trabalho um estudo de caso de
natureza qualitativa, interessa-nos compreender as potencialidades do uso de
equipamentos e ferramentas digitais na disciplina de Educação Visual e Tecnológica,
aferir o envolvimento dos alunos de uma turma do 5º ano de escolaridade, segundo uma
metodologia de projeto e avaliar o impacto da mesma na comunidade escolar. O estudo
foi desenvolvido ao longo de doze sessões de 90 minutos cada, no ano letivo
2011/2012, em regime de trabalho colaborativo, desenvolvendo temas distintos que
integram a instalação, de acordo com os interesses de cada aluno.
Para a recolha de dados recorremos à técnica da análise documental (projeto
curricular da turma, documentos internos do agrupamento, planificações) de inquéritos
(questionário que caracteriza os participantes aferindo o seu nível de literacia em TIC,
questionário que colige as perceções no que respeita à experiência de aprendizagem,
entrevista de grupo e um questionário para avaliar o impacto da atividade na
comunidade) e da observação (diário de bordo, registos fotográficos, grelhas de
avaliação do trabalho individual na construção de artemetrias em papel e do trabalho em
grupo nas várias temáticas tratadas).
Com base nos resultados obtidos, a prática do ensino artístico com a
incorporação da tecnologia na sala de aula favoreceu o domínio concreto das
ferramentas digitais e equipamentos tecnológicos, a aquisição e aplicação das
competências do currículo da disciplina e aquisição de competências transversais de
forma coesa, célere e motivante. Na apresentação do projeto, a comunidade escolar
mostrou-se recetiva e comprazida. O acompanhamento do progresso com a realização
de atividades similares constitui um grande desafio para o sistema educativo, garantido
a formação de cidadãos criativos, inovadores e éticos. A experiência revelou-se bastante
positiva em todas as dimensões analisadas. Valorizing the education of arts and technology in the current education system
generates changes in teaching practices that promote self-awareness and a manifold of
knowledge.
Digital Instalation - which is a project of artistic intervention - had as their motto
the concept Artemetria. Constituting a study case of qualitative nature, we are interested
in understanding the potential use of equipment and digital tools in the subject of Visual
and Technological Education, assess the involvement of students of 5th grade,
according to a project methodology and assess the impact of it on the school
community. This study was conducted over twelve sessions of 90 minutes each, in the
academic year 2011/2012, for which we developed a collaborative work, working out
distinct themes that integrate the installation, according to the interests of each student.
In order to collect the data we used the technique of documents analysis (the
curricular project of the class, school internal documents, lesson plans), of inquiries
(questionnaire that characterizes the participants, assessments of their level of ICT
literacy, which collects the regarding perceptions of the learning experience, group
interview and a questionnaire to assessment the impact of the activity at comunity) and
observation (logbook, photographic records, evaluation grids of individual work in
building artemetrias in paper and pair work in the various issues addressed).
Based upon the obtained results, the practice of arts education with the
introduction of technology in the classroom favored the concrete field of digital tools
and technological equipment, understanding and applying skills in the curriculum of the
subject and the acquisition of soft skills in a cohesive, rapid and motivating manner. In
the presentation of the project, the school community showed up receptive and satisfied.
Monitoring the progress with the implementation of similar activities is a huge
challenge for the education system ensuring the formation of creative, innovative and
ethical citizens. The experience turned out to be very positive in all the analyzed
dimensions.