Author(s):
Cruz, Alice Manuela Alves Cruz
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/23698
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Inglês; Atividades de enriquecimento curricular; Aprendizagem; Articulação; Continuidade pedagógica; English; Extracurricular activities; Learning; Articulation; Pedagogical continuity
Description
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em
Integração Curricular e Inovação Educativa) O presente trabalho tem como objetivo conhecer a natureza do trabalho desenvolvido nas
Atividades de Enriquecimento Curricular de Inglês e se tem implicações significativas nas
aprendizagens da criança. Através dos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular
e dos professores do 2.º Ciclo de Inglês, queremos perceber quais as alterações que estas
vieram provocar na aquisição de conhecimentos e que influências tiveram no rendimento escolar
no ciclo seguinte. Procuramos ainda compreender se existe articulação e como é concretizada,
bem como se tem implicações na continuidade pedagógica e no desenvolvimento de
competências específicas da Língua Estrangeira – Inglês. O estudo realizou-se no ano letivo de
2011/2012 em sete Agrupamentos de ensino público pertencentes ao Concelho de Guimarães,
com professores de ambos os ciclos. Trata-se de um estudo de caso, baseado numa
metodologia de natureza qualitativa em que foram utilizados os seguintes instrumentos de
recolha de dados: entrevistas exploratórias e inquéritos por questionário.
Os resultados encontrados permitiram-nos perceber que os professores das Atividades de
Enriquecimento Curricular consideram-nas lúdicas, motivadoras e interessantes, embora
desenvolvidas em espaços com condições inapropriadas. Os professores do 2.º Ciclo
consideram-nas, de forma genérica, uma influência positiva no rendimento escolar dos alunos.
Outro aspeto abordado neste estudo decorre do facto de ser necessário conhecer e
entender como é feita a articulação e entre os professores de ambos os ciclos, assim como
perceber até que ponto existe continuidade pedagógica/curricular no processo de ensinoaprendizagem,
do ensino da Língua Estrangeira de Inglês. Para que deste modo, se possa
realçar os aspetos positivos e/ou elaborar recomendações no sentido de superar algumas
lacunas que possam existir. This study aims to understand the nature of the work in Extracurricular Activities of English
and if it has significant implications in children's learning. Through the teachers of the 1st Cycle of
Extracurricular Activities and 2nd Cycle English teachers, understand what changes they have
raised in the acquisition of knowledge and what kind of influences had in the next cycle. We also
seek to understand if articulation has implications for pedagogical continuity and development of
specific skills in Foreign Language (LE) - English. The study took place in the academic year
2011/2012 in seven Groupings of public education belonging to Guimarães, with teachers from
both cycles. This is a case study based on a qualitative methodology in which we used the
following data collection instruments: document analysis, the semi-structured interviews, field
notes and questionnaires.
The results allowed us to realize that Extracurricular Activities teachers consider them
ludic, motivating and interesting, although developed in spaces with inappropriate conditions.
Teachers on 2nd Cylce consider them a positive influence on students' academic performance.
Another aspect addressed in this study arises from the fact that it is necessary to know
and understand how articulation is made among teachers of both cycles, as well as realize the
extent to which there is pedagogical continuity in the teaching-learning process, in the language
teaching foreign English. In this way, you can draw attention to the positive aspects and / or
make recommendations to overcome some of the gaps that may exist.