Autor(es):
Morgado, Ana Raquel Machado
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23697
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Estudos da
Criança (área de especialização em
Promoção da Saúde e Meio Ambiente) A presente investigação tem como desafio principal elucidar sobre as
vantagens da cooperação entre as áreas de Animação e da Saúde num trabalho
conjunto que tem por objetivo a educação/promoção da saúde nos jovens. Este
trabalho tem por base os seguintes propósitos: diagnosticar os conhecimentos e
comportamentos dos jovens face a várias temáticas da saúde; avaliar as dificuldades
de optar por um estilo de vida saudável; analisar a opinião dos profissionais de saúde e
de animação quanto aos métodos a utilizar na realização de um trabalho conjunto com
o objetivo comum de promover a saúde nos mais jovens; e recolher propostas de
atividades a realizar num projeto de promoção da saúde com a participação de uma
equipa constituída por animadores e profissionais de saúde.
O ponto de partida do corrente estudo baseia-se num diagnóstico sobre os
conhecimentos e comportamentos dos jovens sobre várias temáticas da saúde
recolhidas pelo que é percecionado pelos profissionais da saúde e da animação que
com eles mantêm um contacto permanente.
A metodologia adotada para a recolha desta informação consistiu num
questionário de tipo misto, aplicado a cinquenta profissionais da saúde e a cinquenta
profissionais de animação perfazendo um total de cem casos estudados. Os dados
foram devidamente tratados e analisados no programa estatístico Statistical Package
for the Social Sciences. Posteriormente, já na parte final da dissertação, foram
apresentados alguns resultados que merecem destaque, onde resumidamente se
verificou que os jovens possuem bons conhecimentos no que diz respeito a hábitos de
higiene e de atividade física, e sabem pouco sobre comportamentos de risco,
alimentação, sexualidade, segurança e ambiente, juntamente com as conclusões gerais
deste estudo. Nos métodos de intervenção, os profissionais fizeram uma maior
referência à aplicação das técnicas da animação em especial atividades lúdicas e de
índole desportiva. As sessões de cariz formativo e interativo lideram as preferências
dos profissionais quanto às propostas de atividades a implementar.
Em último lugar, são ainda refletidas algumas sugestões, passíveis de pôr em
prática no futuro. The present study has as main challenge elucidate the advantages of
cooperation between the Animation and Health area’s in a joint effort that aims
education / health promotion in young people. This inquiry is based on the following
purposes: to diagnose the knowledge and behavior of young people towards various
health issues, assess the difficulties of choosing a healthy lifestyle; analyze the views of
health and animation professionals regarding methods to use conducting a joint work
with the common goal of promoting health in younger, and collect proposals for
activities to be undertaken in a health promotion project involving a team of animators
and health professionals.
The starting point of this study is based on a diagnosis of the knowledge and
behavior of young people on various health topics that are collected by perceived by
health s and animation professional with which they maintain constant contact.
The methodology for collecting this information consisted in a of a mixed type
questionnaire, applied to fifty healthcare professionals and fifty animation
professionals for a total of one hundred cases. Data were duly processed and analyzed
with the Statistical Package for the Social Sciences. Later, in the final part of the thesis,
we presented some results that worth mentioning , briefly where it was found that
young people have good knowledge regarding the hygiene habits and physical activity,
and know little about risk behaviors, nutrition, sexuality, safety and environment,
along with the overall conclusions of this study. In intervention methods, professionals
made greater reference to applying the techniques of animation and in particular
playful activities and sporty indole. The training and interactive sessions are the
preferences of professionals how to implement the proposed activities.
Lastly, are still reflected some suggestions that may be implement in the
future.