Autor(es):
Pereira, Margarida Maria dos Santos Rato Miranda
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23693
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Amigos críticos; Trabalho colaborativo; Inovação curricular; Critical friends; Collaborative work; Curriculum innovation
Descrição
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa) Este projeto de investigação-ação teve como intuito resolver alguns problemas
decorrentes da prática educativa, através da pesquisa e reflexão sobre a mesma. Este trabalho
desenvolveu-se através da colaboração com outra colega (amigo crítico), também educadora de
infância. Esta forma de interação da experiência e dos conhecimentos teórico-práticos de ambas
as educadoras permitiu a resolução de problemas curriculares e pedagógicos de forma mais
eficiente e, consequentemente, a melhoria do desempenho profissional e pessoal. O presente
trabalho de investigação e intervenção foi desenvolvido pelas duas educadoras em contexto de
sala de aula, em ciclos sucessivos e aprofundados, que permitiram imprimir dinâmica a todo o
processo de ensino-aprendizagem desenvolvido ao longo do ano (durante seis meses), sendo por
isso considerado um processo de investigação-ação. Esta necessidade de responder a problemas
da prática educativa exigiu das investigadoras o recurso a diversas estratégias cujos resultados
contribuíram para o desenvolvimento das diferentes fases e ciclos do processo investigativo,
através da análise reflexiva e continuada de toda a informação recolhida através de diversos
instrumentos, elaborados para o efeito.
A aposta foi acreditar que o trabalho colaborativo e a reformulação de estratégias
curriculares seriam o caminho certo para atingir os objetivos pretendidos, nomeadamente a
melhoria do ensino e da aprendizagem das crianças, cientes de que estes processos são
exigentes, mas promotores do desenvolvimento profissional e pessoal.
Esta investigação foi um começo e não um fim. A ideia e a vontade de continuar a
defender esta forma de trabalho permanece em nós e acreditamos que podemos mudar os
contextos pedagógicos à nossa volta, porque esta será a “chave” para a criação ou renovação de
estratégias de inovação curricular. Ao longo de todo o processo percebemos a importância da
reflexão pessoal e conjunta. Face à complexidade de desafios que nos são apresentados nas
nossas escolas, sabemos de antemão que há alternativas possíveis pelas quais temos que
continuar a lutar.
Apesar de este trabalho constituir uma pequena amostra do que pode ser feito em
termos de inovação educativa, é preciso continuar a investir e contagiar outros profissionais
através da divulgação de “boas práticas”. Acreditamos, de facto, que este possa ser o caminho
inovador para o sucesso educativo das crianças num futuro muito próximo. This action-research project had the aim to solve some problems of the educational
practice, through research and reflection on it. This work was developed through collaboration
with another colleague (critical friend), also kindergarten teacher. This form of interaction of
experience and theoretical and practical knowledge allowed more efficiently problem solving of
curricular and pedagogical and, consequently improving the professional and personal
performance. This work of investigation and intervention was developed by two educators in the
context of the classroom, in successive cycles and depth, that allowed dynamic print the whole
process of teaching and learning developed throughout the year (for six months) and are
therefore considered a process of action research. This need to respond to the practical
problems, demanded of investigating the use of various strategies whose results contributed to
the development of different phases and cycles of the investigative process, through continuing
reflective analysis of all information collected through various instruments designed for that
purpose.
The bet was to believe that collaborative work and reformulation strategies curriculum
would be the right way to achieve the intended objectives, namely to improve the teaching and
learning of children, aware that these processes are time consuming but enriching from the point
of view of growth professional and personal.
This investigation was a beginning and not an end. The idea and will to continue defend
this form of work remains in us and we believe we can change much around us, because this will
be the "key" to the creation or renovation of curricular innovation strategies. Throughout the
process realize the importance of individual reflection and joint. Given the complexity of
challenges that are presented to us in our schools, we already know that there are alternatives by
which we must continue to fight.
Although this study constitutes a small sample of what can be done in terms of
educational innovation, we must continue to invest and infect other professionals through the
dissemination of "best practices". We believe, in fact, that this may be the way to innovative
educational success of children in the near future.