Autor(es):
Simões, Sandra Elisabete de Freitas
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23675
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) O presente estudo, de natureza interventiva e qualitativa, realizou-se no âmbito do ensino do
Inglês enquanto Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º Ciclo do Ensino Básico e
reflete um percurso de investigação-ação onde se exploraram e avaliaram estratégias de
aprendizagem cooperativa. A investigação efetuou-se com uma turma do 4º ano, no ano letivo
de 2011/2012.
Trata-se de um trabalho que representa uma experiência de autossupervisão assente numa
perspetiva democrática da educação, centrada no aluno e na sua participação ativa no
processo de ensino-aprendizagem, pressupondo-se que a aprendizagem cooperativa constitui
uma dimensão central dessa perspetiva educacional.
Os objetivos de investigação foram: conhecer perceções e práticas dos alunos relativamente à
aprendizagem cooperativa; conhecer perceções e conceções da professora titular da turma
relativamente à aprendizagem cooperativa; analisar práticas de promoção da aprendizagem
cooperativa em sala de aula; avaliar potencialidades e constrangimentos da aprendizagem
cooperativa em sala de aula. Para a recolha de dados, recorreu-se a um questionário inicial
aos alunos, à observação de atividades de grupo (professora de Inglês e alunos), a uma
entrevista à professora titular e a um instrumento de autoavaliação de competências sociais
dos alunos.
Os resultados obtidos vieram a confirmar a viabilidade e os ganhos da implementação da
aprendizagem cooperativa do Inglês neste nível de ensino e permitiram concluir também que a
investigação-ação constituiu um processo de desenvolvimento profissional que permite
questionar e reconstruir teorias e práticas pedagógicas. Num plano geral, o estudo possibilitou
uma reflexão sobre a pedagogia e sobre o papel do ensino reflexivo e da aprendizagem
cooperativa na sua transformação. This interventive and qualitative study was conducted in the field of EFL teaching as an extracurricular
subject in primary schools and reflects a course of action research where cooperative
learning strategies were explored and evaluated. It was conducted with a group of 4th year
students of a primary school in 2011/2012.
It represents an experience of self-supervision based on a democratic view of education,
focussed on the learner and its active participation in the teaching-learning process, assuming
that cooperative learning is a crucial dimension of that educational view.
The research objectives were: to know the students’ perceptions and practices of cooperative
learning; to know the main teacher’s perceptions and practices of cooperative learning; to
analyse cooperative learning practices; to evaluate the value and constraints of cooperative
learning practices. Data collection was done through an initial student questionnaire,
observation of group activities (EFL teacher and students), an interview to the main teacher and
a student self-evalution intrument focussed on social competences.
The results confirmed the feasibility of implementing cooperative EFL learning at this level of
education and also allowed us to conclude that action research is a process of professional
development that allows the interrogation and reconstruction of pedagogical theories and
practices. At a more general level, the study created opportunities for reflecting about pedagogy
and the role of reflective teaching and cooperative learning in its transformation.