Autor(es):
Bragado, Luís Manuel Claro
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23672
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Educação; Ferramentas; Web 2.0; Professores; TIC; Education; Tools; Teachers; ICT
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) O avanço e a inovação tecnológica, com destaque para as tecnologias de informação e
comunicação, transformaram a World Wide Web fruto dos estudos de Tim Berners-Lee, na sua
essência original fornecedora de informação, numa plataforma global, de partilha de informação
e de conhecimento, dinâmica e interativa. Esta segunda geração da Web caraterizada pela
interação com o utilizador, denominada Web 2.0, oferece aos utilizadores uma multiplicidade de
ferramentas e aplicativos online, permitindo a possibilidade de publicar, editar, colaborar e
partilhar experiências, informações e conhecimentos de forma fácil e simples.
A implementação do Plano Tecnológico da Educação permitiu reforçar, equipar e
modernizar as escolas públicas portuguesas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino
secundário com meios tecnológicos e o acesso à Internet através de banda larga de alta
velocidade.
Estando as escolas equipadas com meios tecnológicos e infraestruturas que permitem o
acesso rápido à Internet, a utilização de algumas ferramentas da Web 2.0 em contexto educativo
são um potencial para o ensino aprendizagem. O presente estudo, teve como objetivo principal
averiguar se os professores do 2º e 3º ciclos da escola Básica de Rio Tinto Nº2 (Gondomar) em
exercício no ano letivo de 2011-12, conhecem e utilizam algumas das ferramentas Web 2.0 e se
as integram e utilizam nas suas práticas letivas.
Para a realização do estudo optou-se por uma abordagem metodológica descritiva
(quantitativa) e pelo formato de inquérito por questionário (survey), que depois de validado por
peritos e de parecer favorável da DGIDC para a sua realização em ambiente escolar, foi
distribuído a todos os professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico da escola. A taxa de retorno
dos questionários validados foi de 91,8%.
Os resultados comprovam que a maioria dos professores não conhece a designação de
Web 2.0, nem algumas das suas ferramentas que constavam no inquérito como o Podomatic, o
Myebook ou o Diigo. Utilizam essencialmente o Youtube, o Facebook, o Google Docs e a
plataforma Moodle mas para uso pessoal e só pontualmente algumas destas ferramentas em
contexto de sala de aula. No entanto a maioria dos professores acredita no potencial destas
ferramentas na promoção das aprendizagens. Os motivos para a fraca implementação das
ferramentas Web 2.0 nas práticas letivas são apontados pelos professores no estudo como a
falta de formação na área das tecnologias, a falta de tempo para explorar as ferramentas, as
infraestruturas da sala de aula, o número insuficiente de computadores para os alunos ou a
instabilidade no acesso à internet. Technological innovation, along with Communication and Information Technologies (ICT),
have completely changed the World Wide Web, result of Tim Berners-Lee’s studies, in its original
essence of handing information, in a global platform of knowledge and information sharing,
interactive and dynamic. This so-called Web 2.0, the second Web generation known for
interacting with the user, offers users multiple tools and online applications, allowing them to
publish, edit, collaborate in and share experiences, information and knowledge in a fast and easy
way.
The insertion of the Technologic Education Plan helped to fully modernize and equip
Portuguese public middle, junior high and high schools with technologic means and Internet
access through high speed broadband connections.
Having the needed technological means and infrastructures that allow a quick Internet
access, the use of some Web 2.0 tools inside the classroom are an asset for teaching and
learning. The current study has the main goal of verifying the knowledge of Escola Básica de Rio
Tinto nº2’s teachers (practicing in the years 2011 and 2012) regarding the frequent use of Web
2.0 tools in their classes.
We chose a descriptive methodological approach (quantitative) for this study, and a
survey that, after it was evaluated by experts and approved by DGIDC to be conducted in a school
environment, it was handed to all the teachers of the school. The return rate of the valid surveys
was 91.8%.
The results prove that the majority of teachers don’t understand the concept of Web 2.0,
nor do they know any of its tools that featured in the survey, i.e. Podomatic, Myebook, Diigo.
Their tools essentially consisted of Youtube, Facebook, Google Docs and the Moodle platform for
personal use, and seldom use for teaching purposes. However, most of the teachers believe in
the benefits that these tools might bring if they were put to use in class. The reasons for the lack
of knowledge and understanding of the Web 2.0 tools are, according to the teachers, the absence
of formation in technology, the lack of time to explore the tools, the poor infrastructures in the
classrooms, the shortage of computers for every student or the weak Internet access.