Autor(es):
Lourenço, Maria Cristina Teixeira Alves da Costa
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23658
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) A evolução das tecnologias digitais em todos os sectores da sociedade, incluindo a
educação, implica uma mudança de paradigma nos métodos de ensino. Em Portugal, o novo
Programa de Português do Ensino Básico salienta o papel das tecnologias considerando que
estes novos cenários “exigem o domínio de literacias múltiplas, nomeadamente, a literacia
informacional (associada às tecnologias de informação e comunicação) e a literacia visual
(leitura de imagens)” (PPEB, 2009, p. 63).
Lankshear e Nobel (2006) admitem que a literacia assume um lugar central nas
políticas educativas, no desenvolvimento do currículo e nas práticas educativas. Para estes
autores “literacy is now centre stage in education policy, curriculum development, and everyday
thinking about educational practice” (p. 7). No entanto, o seu conceito integra uma
multiplicidade de textos e discursos obrigando a incorporar outros modos de representação além
da escrita, outras formas de construir significado.
Neste contexto, pretendemos proporcionar, através da criação de narrativas digitais
pelos próprios alunos, a oportunidade de acesso a uma multiplicidade de ambientes textuais,
particularmente digitais e visuais.
Desenvolvemos um estudo de caso orientado para responder às seguintes questões de
investigação: qual o contributo de recursos digitais multimodais para o estudo da narrativa? Que
implicação poderá ter a criação da narrativa digital no aperfeiçoamento da produção escrita? O
uso de recursos digitais em contexto letivo terá implicações na motivação dos alunos e na
colaboração entre eles?
O estudo foi realizado numa turma de alunos de 7º ano de escolaridade (alunos de 13
anos) e todo o trabalho conducente à produção das narrativas digitais se desenvolveu no âmbito
de um projeto curricular integrado e contextualizado na aula de Língua Portuguesa.
A recolha de dados foi feita através de observação participante, entrevistas
semiestruturadas e trabalhos dos alunos. A interpretação dos dados foi realizada por meio de
análise de conteúdo.
Os resultados permitem concluir que os alunos desenvolveram competências linguísticas
relacionadas tanto com a escrita, perspetivada enquanto processo, como com a oralidade;
adquiriram e melhoraram a sua literacia digital e visual, competências que levaram à construção
de significados em textos multimodais. Verificamos ainda que o trabalho relacionado com a
narrativa digital favoreceu o estudo da narrativa em Língua Portuguesa e que o uso de
ferramentas digitais teve um significativo impacto na motivação dos alunos e a colaboração entre
eles, facto que, sem dúvida, contribuiu para a qualidade das narrativas digitais produzidas. The evolution of digital technologies in all sectors of society, including education, implies
a paradigm shift in teaching methods. In Portugal, the new national curriculum for Portuguese
language teaching at primary and middle school level highlights the role of technologies,
considering that these new methods, "require mastery of multiple literacies, namely digital and
computer literacies – associated with information and communications technologies – and visual
literacy – reading images" (PPEB, 2009, p. 63).
Lankshear and Nobel (2006) admit that literacy takes a central position in educational
policies, the development of curriculum and teaching practices. For these authors "literacy is now
centre stage in education policy, curriculum development, and everyday thinking about
educational practice" (p 7). However, the concept combines a multiplicity of texts and discourses
requiring the incorporation of such forms of constructing meaning, other than the written form.
In this context, we attempt to provide through student developed multimodal digital
narratives, the chance to access a multiplicity of textual environments, in particular digital and
visual ones.
We set out a case study designed to answer the following research questions: how can
multimodal texts contribute to development of the study of narrative? Which implications could
the creation of digital narratives have in the improvement of writing skills? Would the use of digital
resources inside the classroom interfere with the students’ motivation and mutual collaboration?
The study was carried out with a class of Year 7 students (13 year olds). All the work
related to the production of digital narratives developed in the extent of an integrated curriculum
project and contextualized in Portuguese Language classes.
Data was collected through participant observation, semi-structured interviews with
students and analysis of student digital productions. Data analysis is based on the content
analysis method.
The results make it possible to conclude that: the students developed linguistic skills that
are related to both writing and oral; they improved their digital and visual literacy which gave rise
to the construction of meanings in multimodal texts. We found as well that the use of digital
narrative favored the study of narrative in Portuguese and that the use of technological tools
contributed to student motivation and commitment which also raised the quality of their digital
productions.