Autor(es):
Pereira, Sara
; Pereira, Luís
; Pinto, Manuel
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23440
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Televisão; Crianças; Mediação; Educação para os media
Descrição
Publicação realizada no âmbito do projeto Prémio “Media education in booklets: learning, knowing” galardoado com o “Evens Prize for Intercultural Education 2009: Media Education”, da Evens Foundation, Bélgica. A televisão continua hoje a assumir uma presença significativa no quotidiano infantil, apesar das diversas mudanças no ambiente mediático.
É um meio que desempenha um papel importante no processo de socialização das crianças, sendo uma fonte privilegiada de aprendizagens e de contacto com o mundo.
O tempo que os mais novos dedicam à TV e a outros meios de comunicação suscita, por vezes, enormes preocupações entre pais, professores e educadores, os quais nem sempre dispõem de instrumentos que permitam analisar e compreender o meio televisivo e agir sobre ele. Teme-se, por exemplo, que a TV exerça uma influência nefasta nas crianças atendendo às características de muitos dos seus programas e à falta de qualidade de alguns.
Com esta brochura pretende-se abordar, embora de forma breve, algumas questões essenciais sobre a relação das crianças com a televisão e deixar algumas pistas para a acção.
A brochura surge no âmbito de um projecto de educação para os media apresentado por investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, à Fundação Evens Foundation, da Bélgica, e que esta Fundação premiou em 2009.
Trata-se de uma publicação que faz parte de uma colecção que pretende, em traços gerais, fornecer aos pais e outros agentes educativos alguns elementos que permitam promover, junto dos mais novos, um consumo e um uso activo e crítico dos meios de comunicação.