Autor(es):
Gonçalves, Óscar Pedro Castro
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23423
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário Nos últimos anos, o reconhecimento, por um lado, da importância da educação
ambiental na formação dos alunos e, por outro, da importância conferida às suas ideias
prévias em situações de aprendizagem, tem sido objeto de estudo e reflexão por parte de
diversos autores.
Inserido nesta problemática, foi desenvolvido um projeto de intervenção
pedagógica, sob a forma de uma investigação-ação, integrado na unidade curricular
“Estágio Profissional” do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do
Ensino Básico e no Ensino Secundário, a ser implementado numa turma do 8ºano de
escolaridade.
Para este trabalho de investigação definiram-se os seguintes objetivos: (1)
proceder ao levantamento das ideias prévias dos alunos sobre alguns aspetos do
ambiente e das relações entre o Homem e o Ambiente; (2) explorar didaticamente os
conceitos detetados por forma a promover a sua evolução para níveis de complexidade
superiores; (3) avaliar a evolução das referidas ideias em função da intervenção
pedagógica realizada.
Para atingir o 1º objetivo, os alunos que participaram no estudo responderam a um
questionário. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos alunos descreve o
ambiente sob a forma de um inventário de elementos e relações nele presente.
Paralelamente, alguns alunos incluem a problemática ambiental nas suas descrições. Por
outro lado, a generalidade dos alunos entende as relações entre o Homem e o Ambiente,
a partir de uma perspetiva de antagonismo e de utilitarismo.
Para atingir o 2º objetivo, planificou-se uma estratégia de ensino aprendizagem,
para a qual foram elaboradas um conjunto de atividades, de que se destacam atividades
de lápis e papel e um debate sob a forma de Role Play. A proposta de ensino teve como
base um problema ambiental atual, designado por “Impacto do Homem nas florestas
tropicais húmidas: o caso da floresta de nuvens de Monteverde, Costa Rica”.
Para atingir o objetivo 3, avaliou-se os contributos dos alunos numa composição
livre sobre a temática em estudo. Os resultados obtidos mostraram que parece ter existido uma evolução das ideias
dos alunos em relação ao conceito de ambiente, contudo, relativamente às relações
homem ambiente, tal evolução não é tão clara. In recent years, the recognition of the importance of environmental education in
the formation of students and the importance attached to their previous ideas in learning
situations, has been the subject of study and reflection by several authors.
Entered in this problematic, it was developed a pedagogical intervention project,
in form of an action inquiry, integrated into curricular unit "Professional Internship" of
the Masters in Teaching of Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic Education
and Secondary Education, to be implemented in a class of 8th grade.
For this research work defined the following objectives: (1) a mapping of the
student’s previous ideas about some aspects of environment and the relationship
between man and the environment, (2) explore detected concepts didactically in order to
promote it’s evolution to higher levels of complexity, (3) evaluate the evolution of these
ideas according to pedagogical intervention performed.
To achieve 1st goal, students who participated in the study answered a
questionnaire. The results showed that most learners describe the environment in the
form of an inventory of elements and relationships present in it. Meanwhile, some
students include environmental problems in their descriptions. Moreover, the majority
of students understand the relationship between man and the environment, from a
perspective of antagonism and utilitarianism.
To achieve 2nd goal, planned a strategy of teaching and learning, which were
prepared a series of activities, like pencil and paper problems and a debate in form of
Role Play. The education proposal was based on a current environmental problem,
called "Impact of Man in rainforests: the case of the cloud forest of Monteverde, Costa
Rica".
To achieve objective 3, it was evaluated the contributions of students in a free
composition on the thematic under study.
The results showed that seems to have been an evolution of the ideas of students
about the concept of environment, however, relatively to human and environment
relations, such a trend is not so clear.