Autor(es):
Ferreira, Bruno José Faria
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23288
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Futebol; Jornalismo; Fontes; Departamentos de comunicação; Football; Journalism; Sources; Communication departments
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo) O relacionamento entre as fontes de informação e os jornalistas é, desde sempre, um
dos grandes pilares da essência dos media. Trata-se de uma temática amplamente estudada e
debatida no seio das Ciências Sociais, e no que ao jornalismo desportivo diz respeito esse
relacionamento assume contornos particulares e diferenciados. Com as Fontes cada vez mais
talhadas para desempenhar papéis que outrora foram da exclusividade dos jornalistas, limita-se
cada vez mais o raio de ação dos profissionais da comunicação.
Os clubes desportivos, inevitavelmente com o fenómeno futebolístico em plano de
destaque, desenvolveram-se nos últimos anos, tornando-se poderosas máquinas
comunicacionais e promotores de eventos da agenda mediática, mantendo ao mesmo tempo o
estatuto de fonte de informação. Os jornalistas desportivos têm de se adaptar a esta realidade, e
uma vez mais o relacionamento jornalista/fonte vem ao de cima, como forma de subsistência de
ambas as partes.
Sabendo que o relacionamento entre o jornalista e as suas fontes continuará a subsistir
de forma preponderante na produção noticiosa, que efeitos terá para os jornalistas esta
profissionalização e atenção tida pelos clubes na área da comunicação é a temática central
desta tese. Esta reflexão surge no âmbito da experiência do estágio na redação do Porto do
Maisfutebol. The relationship between Information Sources and journalists has always been one of the
great pillars of the essence of the media. This is a topic widely studied and debated within the
social sciences, and in relation to sports journalism that relationship has become particular and
differentiated. Sources with the increasingly tailored to roles that were once the exclusive rights of
journalists, merely increasing the footprint of communications professionals.
Sports clubs, inevitably with the phenomenon of football prominence plan, developed in
recent years, becoming a powerful machine communication and promoters of the media agenda,
while maintaining the status of the Information Source. The sports writers have to adapt to this
reality, and once more the relationship journalist / source comes up as a means of livelihood of
both parties.
Knowing that the relationship between journalists and their sources will continue to
remain overwhelmingly in news production, which effects will this professionalism and attention
taken by the clubs in the area of communication, is the central theme of this thesis. This
reflection arises in the context of the stage experience on Oporto Maisfutebol newsroom.