Autor(es):
Moreira, Tânia Alexandra Oliveira
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23176
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Auditoria; Norma ISO 9001; Motivações; Não conformidades (NC); Sistemas de gestão da qualidade (SGQ); Audit; ISO 9001 standard; Motivations; Nonconformities (NC); Quality management systems (QMS)
Descrição
Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão Industrial) A história recente da qualidade mostra que nas empresas que fizeram da qualidade o seu cavalo de batalha, se passou, em menos de um século, da simples verificação da conformidade de um produto para uma verdadeira gestão global (Duret e Pillet, 2009) e o desenvolvimento de uma cultura baseada na qualidade abre caminho à eficácia e eficiência organizacional garantindo um maior lucro com menos custos (Pinto e Soares, 2010).
Este trabalho científico apresenta como objetivo primordial procurar identificar se existe algum tipo de relação entre as Não Conformidades (NC) identificadas numa auditoria segundo a norma ISO 9001 e as motivações que levaram as organizações a implementarem os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ).
A determinação destes parâmetros foi efetuada segundo uma abordagem qualitativa, recorrendo ao software Nvivo, que permitiu categorizar as empresas certificadas em função da motivação predominante, usando para o efeito perfis dos respetivos relatórios de auditoria.
Através dos resultados obtidos pode-se inferir que existe uma relação entre as não conformidades e as motivações para a implementação e posterior certificação de um SGQ. Concluiu-se que as empresas suportadas por motivações internas prevalecem em relação às empresas sustentadas por motivações externas e estas apresentam, em média, maior número de não conformidades em relação às empresas com motivações internas. Quanto à categorização das motivações os resultados obtidos permitiram identificar os conceitos comuns das organizações certificadas com base em motivações externas e motivações internas. The recent history of quality of quality shown that, in companies who have made the quality their warhorse, in less than a century, they went from the simple checking of the conformity of a product to a true global management (Duret and Pillet, 2009) and the development of a culture based on quality opens the way to effectiveness and organizational efficiency which generates larger profits with less costs (Pinto e Soares, 2010).
This scientific paper aims to identify if there is any type of relationship between the identified nonconformities (NC) in an audit according to the ISO 9001 standard and the motivations that led the organizations to implement the quality management systems (QMS).
The determination of these parameters were carried out according to a qualitative approach, using Nvivo software, which allowed categorizing certified companies by reference to the predominant motivation, using for this purpose the respective audit reports profiles.
It can be conclude, through results obtained, that there is a relationship between nonconformities and the motivations for the implementation and, later certification of a QMS. It has been conclude that the companies supported by internal motivations prevail over the companies sustained by external motivations and showing a higher number of nonconformities, in average, then the companies supported by internal motivations. On the categorization of motivations, the obtained results allowed to identify the common concepts of certified organizations based on external and internal motives.