Autor(es):
Moreira, Sandra Maria Bessa
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/22994
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Biologia e Geologia) O objetivo deste relatório é apresentar a experiência profissional relevante
(EPR) da autora, nas vertentes, entre outras, científica, pedagógica e nas
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), enquanto Professora de
Biologia e Geologia, ao longo de 19 anos de serviço, por forma a obter o grau
de Mestre em Ciências – Formação Contínua de Professores – Área de
Especialização em Biologia e Geologia, ao abrigo do ponto 3, do Despacho RT-
38/2011.
O método usado para evidenciar a EPR consistiu na apresentação de
atividades, tais como, trabalhos práticos implementados com os alunos, ações
de formação, efetuadas no âmbito da formação contínua e fora dela, quer como
formanda, quer como formadora e trabalhos de natureza científica.
Apresentaram-se 4 trabalhos práticos distintos, implementados com alunos, 63
ações de formação e 2 trabalhos de natureza científica, onde se inclui um
artigo.
Da atualização e aprofundamento na vertente científica destaca-se a escrita,
em coautoria, do artigo ”The influence of humidity, temperature and oral
contraceptive in tear” que permitiu o desenvolvimento da escrita científica e o
aprofundamento de conhecimentos numa área importante para a lecionação de
conteúdos, por exemplo, no âmbito do programa de Biologia de 12º ano
(Unidade 1 - Reprodução e Manipulação da Fertilidade e Unidade 2 –
Património Genético) e para a implementação dos Projetos de Educação para
a Saúde/Educação Sexual. As ações de formação no âmbito das TIC
permitiram a aquisição de competências que foram transportadas para a sala
de aula e propiciaram aulas mais interativas e facilitadoras do ensino
aprendizagem em Ciência.
A autora conclui que a forma como superou os desafios enfrentados em 19
anos de carreira lhe permitiram adquirir competências que satisfazem os
objetivos a atingir por um mestrando neste curso. This report aims at presenting the author’s relevant professional experience
(RPE) at, among others, the scientific and pedagogical level, as well as the
Information and Communication Technologies (ICT), as a Biology and Geology
teacher, over a 19-year full career, having as a main purpose to obtain the
Master Degree in Sciences – Teachers´ Continuing Formation, in the Area of
Specialization in Biology and Geology, as referred to in section 3, Act RT-
38/2011.
The method used to point out the RPE consisted of the presentation of activities,
such as practical works implemented with students, continuing formation
sessions, conducted within the continuing formation itself and even outside it,
either as a teaching trainer or as a teacher trainee, as well as scientific works.
Four distinct practical works were presented, implemented with students, 63
continuing formation sessions and 2 scientific works, where an article is
included.
From the upgrading and deepening in the scientific field, there should be
emphasized the writing, as a co-author, of the article ”The influence of humidity,
temperature and oral contraceptive in tear”, which allowed the development of
scientific writing and the deepening of knowledge in an important area for
content teaching, for example, for the 12th form Biology syllabus (Unit 1-
Reproduction and Manipulation of Fertility and unit 2- Genetic Heritage), as well
as the implementation of Sexual Education/Health Education Projects. The
continuing formation sessions approaching the ICT enabled the acquisition of
specific skills brought to the classroom, which provided more interactive lessons,
making the Science teaching/learning process easier.
The author concludes the way she overcame the challenges faced during a 19-
year-career allowed her to acquire skills or competences which meet the aims
to be reached by a graduate student in this course.