Autor(es):
Neves, Filipe Martinho Cerqueira
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/22890
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica Esta dissertação aborda a elaboração de um projeto inovador da construção de um
triciclo elétrico, baseado num planador elétrico, numa era onde as preocupações ambientais
são uma presença constante e despertam cada vez mais a consciência de um maior número de
indivíduos. A problemática ambiental é apresentada sucintamente no primeiro capítulo, onde
são explicados os motivos pelos quais o carro elétrico se apresenta ecologicamente mais
vantajoso. Apesar de os carros elétricos despertarem cada vez mais a atenção do mercado
automóvel, a construção e desenvolvimento deste tipo de veículos não constitui uma
novidade no ramo da engenharia automóvel, como é possível evidenciar no segundo capítulo,
onde é feita uma breve abordagem histórica dos veículos que utilizam esta tecnologia. Esta
foca os veículos elétricos mais carismáticos ao longo da história da engenharia automóvel.
No entanto, o triciclo elétrico, construído a partir da fuselagem de um planador já existente,
apesar de não apresentar uma rutura com a tecnologia já existente, constitui uma evolução e
melhoramento da mesma, uma vez que procura a união da tecnologia aeronáutica e
automóvel, visando uma melhor eficiência energética. Os principais conceitos chave
inerentes à engenharia automóvel, e fulcrais para se contextualizar e fundamentar este
projeto, são apresentados também no segundo capítulo, sob a forma de uma revisão
bibliográfica. São, entre outros, abordados os conceitos de distribuição de massas, posição do
centro de gravidade, características da geometria das suspensões, sistema de travões e análise
aerodinâmica. O ponto fulcral do projeto, o desenvolvimento do desenho do triciclo motor, é
apresentado no terceiro capítulo, acompanhado pela explicação da geometria de cada
componente. São também apresentados diversos cálculos, tais como a distribuição e
transferência de peso e forças atuantes no sistema de amortecimento. No quarto capitulo é
efetuada uma análise aerodinâmica. Com os valores resultantes da análise aerodinâmica, é
calculado o coeficiente aerodinâmico, bem como o consumo e autonomia do veículo. Por
último, no quinto capítulo, é feita uma descrição da construção dos componentes em fibra,
bem como das baterias. Complementarmente, são apresentadas as conclusões resultantes do
projeto desenvolvido, que permitem avaliar a pertinência do mesmo no contexto atual, em
que se exige veículos cada vez mais competitivos. This dissertation aims to develop the innovative project of building a electric tricycle
based on an electric glider, in a time of environmental concerns which are getting more and
importance and which awaken more and more the awareness of a greater number of
individuals. The environmental issues are briefly presented in the first chapter, in which the
reasons why the electric car is getting more and more advantageous in an ecological
perspective are explained. Althoug the electric car is calling more and more the attention the
the automotive market, the construction and development of this type of vehicules is not
something new in the field of automotive engineering, as we can notice in the second chapter,
in which a briefly historical approach about the vehicules based on this technology is
presented. This approach highlights the most charismatic electric vehicles throughout the
history of automobile engineering. Although the electric tricycle based on the fuselage of an
existing glider doesn´t present a breakthrough with the existing technology, it can be seen as
an evolution and improvement of that technology, as it seeks the union between aviation
technology and automobile technology, as an attempt to improve energy efficiency. The main
key concepts which are inherent to automotive engineering and which are essential to
contextualize and to substantiate this project are also presented in the second chapter, as a
literature review. It is discussed, among other concepts, the concept of mass distribution,
position of the center of gravity characteristics of the geometry of the suspensions, brakes and
aerodynamic analysis. The main point of the project is the development of the motor tricycle
design and it is presented in the third chapter, then it is followed by the explanation of the
geometry of each component. We also present several calculations, such as distribution and
transfer of weight and forces acting on the damping system. In the fourth chapter it is
presented an aerodynamics analysis. The drag coefficient and the consumption and autonomy
of the vehicle are estimated from the values obtained from the aerodynamic analysis. Finally,
in the fifth chapter, it is given a description of the construction of the fiber components and
the construction of the batteries. Finally, we present the conclusions obtained from the project
which was developed are presented, which can make it possible to assess the relevance of the
electric tricycle in the present time, a time that demands more and more competitive vehicles.