Author(s):
Costa, Paula Teixeira da
; Mendes, José F. G.
; Silva, Antônio Nélson Rodrigues da
Date: 2004
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/2288
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): consumo energético; Redes neurais artificiais
Description
Estudos empíricos realizados em várias partes do mundo demonstraram a existência de uma forte relação entre o planeamento físico das cidades e o consumo de energia em transportes. Nos países industrializados, apesar desse consumo apresentar níveis elevados e crescentes, com altos custos económicos e ambientais a ele associados, há ainda uma certa carência de estudos para entender melhor o fenómeno e de alguma forma procurar monitorá-lo. Assim, o objectivo deste trabalho é dar um contributo nesta temática para o caso de Portugal, através da análise da situação das suas principais cidades, à excepção das zonas de Lisboa e Porto, identificando algumas das variáveis que caracterizam os aspectos físicos da cidade, bem como os aspectos socioeconómicos, que interferem, de forma significativa, no consumo de energia em transportes. A análise foi realizada com Redes Neurais Artificiais, ferramenta que possibilita identificar e classificar as variáveis de acordo com suas importâncias relativas, neste caso em relação ao consumo de energia, que é a variável dependente do modelo. Os resultados obtidos reforçam a tendência internacional ao confirmar a influência das características da forma urbana e distribuição da população no consumo de energia em transportes, sobrepondo-se mesmo aos itens rede viária e acessibilidades e frota automóvel.