Autor(es):
Costa, Francisco da Silva
; Remoaldo, Paula Cristina Almeida
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/22628
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Oito Maneiras de Mudar o Mundo; Educação; Cidadania; Geografia
Descrição
A apresentação de novos projectos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento exige uma reorientação que desloque o alvo da transmissão de conhecimentos para a abordagem dos problemas e para a identificação das soluções possíveis.
Foi neste sentido que surgiu o projecto “Oito Maneiras de Mudar o Mundo”, desenvolvido em 2008 e 2009, coordenado pela U.C.C.L.A. e URB-ÁFRICA, no qual o Núcleo de Investigação em Geografia e Planeamento da Universidade do Minho se assumiu como parceiro. Por forma a incentivar a participação dos estudantes do Curso de Geografia daquela Universidade, foram desenvolvidas algumas actividades pedagógicas (e com cunho científico) no âmbito das aulas das unidades curriculares de “Geografia Humana” (1º ano do Curso) e de “Cidadania e Ambiente” (2º ano do Curso).
Após a apresentação das várias actividades desenvolvidas referentes ao Projecto em publicações anteriores (Costa e Remoaldo, 2009; Moreira e Remoaldo, 2009; Peixoto e Moreira, 2005), centramo-nos no presente texto nas investigações de cariz pedagógico e científico desenvolvidas no seio das duas unidades curriculares enumeradas. As principais ilações a retirar prendem-se com a ausência, por parte dos estudantes, de um conhecimento aprofundado sobre alguns conceitos, como o de Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Oito Objectivos do Milénio, Protocolo de Quioto, Empoderamento e Globalização. Paralelamente, o contributo que cada estudante pode dar no seu quotidiano para tornar o mundo mais sustentável, tem-se revelado muito circunscrito a comportamentos que decorrem de campanhas encetadas pelo Governo e O.N.G. junto dos principais mass media.
Os alunos revelam, no entanto, uma forte sensibilização para as questões da sustentabilidade ambiental e mostram-se preparados para desenvolver acções de educação ambiental a nível local.