Autor(es):
Louro, Miguel Lima
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/22287
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Supply chain management; Distribution logistics; Milk run; Consolidação; Consolidation
Descrição
Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do projeto final do curso de Mestrado
Integrado em Engenharia e Gestão industrial. Este projeto foi realizado em ambiente industrial,
concretamente na empresa de componentes eletrónicos Bosch Car Multimedia S.A.
O projeto teve como principal objetivo a otimização da rede de abastecimento de longa distância
da empresa, recorrendo a alguns fundamentos e modelos logísticos na área de transportes e
redes de distribuição.
Inicialmente foi feita uma análise e diagnóstico ao sistema de importação, identificando
potenciais problemas alvo de otimização. Foram recolhidos dados relativos à periodicidade das
cargas, fornecedores envolvidos, taxa de ocupação dos camiões, tempos de trânsito, entre
outros.
Face aos problemas detetados, nomeadamente relacionados com o milk run de importação,
traçaram-se vários cenários de otimização de rotas que foram posteriormente alvo de uma
análise de custos. Paralelamente, foi também aplicado o modelo de “Centro de Gravidade” para
determinar a localização ideal do centro intermédio de consolidação da recolha a partir dos
inúmeros fornecedores, antes da viagem de longo curso até à sede da empresa.
A análise ao trabalho desenvolvido aponta para alternativas válidas à atual rede de
abastecimento da empresa. Prevê-se que a possível futura implementação das melhorias
sugeridas nesta dissertação, poderá favorecer o processo de importação pela redução de custos
e aumento da flexibilidade da rede. This thesis was developed as the final project of the course: Integrated Master in Industrial
Engineering. The research was conducted in Bosch Car Multimedia S.A., an electronic
components company.
The main scope of this project was the supply chain optimization in the long haul case. For that,
it was used some logistic fundaments about transports and distribution networks.
Firstly, it was made a prospection and analysis at the import process, identifying potentials
problems with good possibilities to be optimized. To do so, it was collected data related to loads
frequency, involved suppliers, occupation rate of the trucks, transit times, among others.
With all the problems identified, mainly related to the inefficient external milk run, it was created
different routes scenarios. All of these were compared and analyzed regarding all costs involved.
At the same time, it was applied the gravity center model to determine the ideal location for the
central consolidation warehouse.
The analysis of the developed work leaded to viable alternatives for the current supply chain. The
implementation of the suggested improvements must improve the import process, reducing costs
and increasing the flexibility of the system.