Author(s):
Cruz, José Fernando A.
Date: 1987
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/22151
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Ansiedade nos testes e exames; Test anxiety; Factores cognitivos e afectivos; Cognitive and affective factors; Ciclo de realização; Achievement cycle; Psicologia da educação; Educational psychology
Description
O presente estudo procurou explorar, antes, durante e depois da realização de um teste escolar, as diferenças entre estudantes universitários com altos e baixos níveis de ansiedade nos testes. Mais concretamente, pretendeu-se investigar as diferenças nos processos e factores cognitivos e afectivos dos estudantes, bem como caracterizar o seu comportamento cognitivo e emocional ao longo das diferentes etapas do ciclo de realização de um teste escolar. Nesse sentido, uma amostra de 70 estudantes universitários, de ambos os sexos foi avaliada ao longo do ciclo de realização de um teste e em quatro momentos: a) três semanas antes do teste; b) imediatamente antes de iniciarem o teste; c) imediatamente após terminarem o teste; e d) imediatamente após a divulgação da nota obtida no teste. Os resultados obtidos permitiram identificar alguns factores cognitivos e afectivos que parecem diferenciar, em diferentes momentos do ciclo de realização, estudantes com altos e baixos níveis de ansiedade nos testes. The present study was designed to explore differences between high and low-test anxiety college students, before, during and after a midterm test. Specifically, the purpose was to investigate the difference s in the students' cognitive and affective processes and factors, as well as to identify their cognitive and emotional behavior through the different moments of the achievement cycle. A sample of 70 college students has been followed through the achievement cycle of a midterm test , from three weeks before the test, to a test-taking phase, and finally to a test outcome reaction stage. The results suggest some cognitive and affective factors that may differentially underlie students with high and low test anxiety levels, in different moments of the achievement cycle. Celle étude s'est proposé d'explorer, avant, pendant et après la réalisation d'un test scolaire, les différences entre des étudiants universitaires aya nt de hauts et bas niveaux d'anxiété dans les tests. On a prétendu, plus concrètement, rechercher les différences dans les processus et facteurs cognitifs el affectifs des étudiants, ainsi que caractériser leur comportement cognitif el émotionnel tout au long des différentes étapes du cycle de réalisation d'un lest scolaire. Pour cela, un échantillon de 70 étudiants universitaires, des deux sexes, a été évalué au long du cycle de réalisation d'un tes t et à quatre moments: a) trois semaines ava nt le test ; b) immédiatement ava nt le test; c) immédiatement nt après le lest; el d) immédiatement après la divulgation de la noie obtenue à ce les t. Les résultats obtenus ont permis d'identifier quelques facteurs cognitifs el affect ifs qui semblent différencier, à des moments différents du cycle de réalisation, des étudiants ayant de hauts et bas niveaux d'anxiété dans les tests.