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Optimização do comportamento dos sistemas de ligação nas barreiras de protecção...

Autor(es): Silva, Bruno Alexandre Esperança Sepúlveda da cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/21708

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Análise estática não-linear; ANSYS; Barreiras de protecção rodoviária; Capacidade de contenção; Deformação plástica; EN 1317; Prumo; UPN120; C125; Espaçador; Non-linear static analysis; Road safety barriers; Containment capacity; Plastic deformation; Post; Spacer


Descrição
Dissertação de mestrado integrado em Engenharia de Mecânica A presente tese de mestrado expõe o estado da arte das barreiras de protecção rodoviária, com incidência mais profunda nas barreiras metálicas mais usuais, área de estudo deste trabalho. De modo a executar uma análise fidedigna, é descrita previamente a curva do material, obtida experimentalmente, que posteriormente é tratada de modo a obter a curva verdadeira do material para introdução no programa. As análises executadas são de cariz estático, estudando de forma individual estes dois elementos. Como se pretende verificar o comportamento plástico das mesmas, o estudo numérico recorre ao programa ANSYS que permite o estudo não-linear e plástico nas suas análises. Neste trabalho são executadas análises das ligações (prumo e espaçador) das barreiras de protecção rodoviária com vista ao entendimento do seu comportamento de deformação, comparando dois tipos de perfis, o UPN120 e o C125, retirando por fim as equações que descrevem o comportamento das diferentes estruturas, de modo a poder aplicar as análises numéricas a casos reais de colisão. The present master degree dissertation exhibits the state of the art of the road safety barriers with special focus in the most usual metallic barriers, subject area of this work. In order to perform a realistic analysis, it is done an experimental test to obtain the stress-strain curve, which will be treated so the true stress-strain curve can be obtained in order to introduce it in the software. The analyses performed are static, and the two structures are independently analysed. In order to study the plastic behaviour in these structures, this work uses software that allows the non-linear and plastic behaviour in its analyses, the ANSYS. In this work are performed connection analyses (post and spacer) of the road safety barriers in order to understand their deformation behaviour, comparing the two post types, the UPN120 and the C125, achieving the final formulation that describes its behaviour, in order to able to apply that formulation in real crash cases.
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Meireles, José F.
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