Detalhes do Documento

Reorganização curricular da geometria : uma experiência no 6.º ano de escolaridade

Autor(es): Rebelo, Paula Cristina cv logo 1 ; Gomes, Alexandra cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/21337

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Desenvolvimento curricular; Geometria; Trabalho de projeto; Competências matemáticas; Curricular development; Geometry; Project based learning; Mathematical competences


Descrição
Este artigo relata uma investigação efectuada em 2007 numa turma do 6º. ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adoptando-se a metodologia de Trabalho de Projecto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio. This paper describes an investigation that took place in 2007, in a 6th grade classe of a public school. In the investigation there was a reorganization of part of the mathematical curriculum, more precisely of a thematic unit - Geometry, adopting a Project Based Learning methodology as the mathematical experience that triggers learning. The purpose of this study is to examine in which way this approach influences the students in: their conceptual and procedural knowledge; their ability in mathematical communication and in their thinking processes.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia