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Non-traditional university students at university : an explanatory model of the...

Author(s): Pereira, Armanda Sofia Carvalho Santos cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/21145

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Estudantes não-tradicionais universidade; Desempenho académico; Intenção de continuar; Métodos de estudo; Modelo de equações estruturais; Non-traditional university students; Academic achievement; Intent to continue; Study methods; Structural equation model


Description
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) Em Portugal, tem aumentado a participação de novos grupos de alunos no ensino superior, resultando numa presença cada vez maior de estudantes adultos neste contexto. Embora o desempenho académico constitua um fator importante no processo de decisão dos alunos para continuar a estudar na universidade, a investigação sobre este tema é limitada. O presente estudo analisou a relação entre o desempenho académico e a intenção de estudantes não-tradicionais (NTS) continuarem os seus estudos numa universidade pública (N = 327). Os dados foram analisados através da construção de um modelo de equações estruturais, observando-se que a intenção de continuar a estudar dos alunos de primeiro ano é significativamente determinada pelo seu desempenho académico e que essa conquista é parcialmente determinada pela opção de entrada dos alunos na universidade, média de ingresso e idade. Os resultados apoiaram a viabilidade do modelo e sugerem direções rentáveis em relação à continuidade de NTS na universidade. Os dados sugerem que as universidades deveriam refletir sobre o apoio académico que NTS necessitam receber para continuarem os seus estudos. Portugal is widening the participation of new groups of people in higher education, resulting in a growing presence of mature students at university. Although academic achievement is believed to be an important factor in students’ decision to continue studying at university, the research on this topic is limited. The current study analyzed the relationship between academic achievement and the intention of non-traditional students (NTS) to continue studying at a public university (N=327). The data were analyzed by fitting a path model where first-year students’ intention to continue studying is significantly determined by their academic achievement and that this achievement is partly determined by students’ entry option at university, high school GPA and age. The findings supported the feasibility of the model and suggested profitable directions regarding the retention of NTS at university. The data suggest that universities should reflect upon the academic support that NTS receive to continue their studies.
Document Type Bachelor Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rosário, Pedro
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