Autor(es):
Cruz, José Fernando A.
Data: 1996
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/21084
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Stress e ansiedade; Stress and anxiety; Rendimento desportivo; Sport performance; Avaliação psicologica; Psychological assessment; Psicologia do Desporto; Sport psychology
Descrição
A experiencia de stress e ansiedade na competição desportiva constitui um problema usual e preocupante para todos aqueles que, direta ou indiretamente, se encontram envolvidos no desporto (atletas, treinadores, pais, árbitros, etc.). De facto, são bem conhecidas as crescentes exigências que se colocam a atletas, treinadores, árbitros e dirigentes, bem como a constante pressão psicol6gica que lhes ecolocada pela competição, não sendo de estranhar a dificuldade ou incapacidade de muitos agentes desportivos em enfrentarem e lidarem eficazmente com as exigências competitivas (Cruz, 1994; Mahoney, 1989; Martens et al., 1990).
Os dados de diversos estudos evidenciam a elevada incidência de stress e ansiedade em contextos desportivos, experienciada por muitos atletas, independentemente da idade e do nível competitivo. Do mesmo modo, são também c1aros, muitas vezes, os efeitos nefastos no rendimento (pelo menos ao nível subjetivo), conforme evidenciam as conclus6es de varies estudos.
Tradicionalmente, o stress e a ansiedade no desporto têm sido vistos como fatores desadaptativos e perturbadores que, invariavelmente, prejudicam o rendimento dos atletas.
Esta ideia tem sido reforçada pelo facto de a maior parte das intervenções psicológicas em contextos desportivos integrar alguma técnica ou forma de redução da ansiedade. No entanto, a investigação recente tem apresentado um "quadro" bem mais complexo para 0 papel do stress e da ansiedade no rendimento desportivo, salientando também os seus potenciais efeitos positivos (Raglin, 1992). No capítulo seguinte analisaremos de forma mais detalhada os estudos e investigação sobre os efeitos e impacto da ansiedade no rendimento desportivo.
Com efeito, 0 facto de alguns fatores emocionais e motivacionais fazerem com que um atleta se "ultrapasse" a si pr6prio e atinja níveis máximos de rendimento em competições da máxima importância, enquanto um outro atleta, na mesma situação competitiva, falha ou evidencia uma "quebra" de rendimento aparentemente inexplicável, e evidente para qualquer pessoa que assista ou participe em competições desportivas. Daí que o stress e a ansiedade pareçam ter, umas vezes, efeitos facilitativos do rendimento (pelo menos nalguns atletas) e, outras vezes, efeitos debilitativos no rendimento.
Mas o stress e a ansiedade parecem também afetar outros resultados, para além do rendimento. O abandono da competição desportiva, pelo facto de ser percecionada por alguns como demasiado aversiva e ameaçadora, assim como uma maior vulnerabilidade as lesões desportivas e/ou a sua recuperação, parecem ser também outras consequências do stress e da ansiedade associados a competição desportiva (Cruz, 1994).
Seguidamente, analisaremos de forma mais detalhada a experiencia de stress e ansiedade na competição desportiva, nomeadamente a sua prevalência e impacto no comportamento, no rendimento e nas les6es desportivas. Alem disso, abordaremos também os modelos conceptuais de stress e ansiedade que tem sido formulados e sugeridos para os contextos desportivos. Por último, abordam-se as metodologias e medidas de avaliação do stress e da ansiedade em contextos desportivos.