Autor(es):
Santos, Laurentina de Jesus Alves dos
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20551
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Tutoria; Auto-regulação da aprendizagem; Auto-eficácia; Instrumentalidade; Mentoring; Self-regulated learning (SRL); Self-efficacy; Instrumentality; School success
Descrição
Tese de Doutoramento em Educação
especialidade de Psicologia da Educação Esta dissertação teve como racional teórico a teoria sociocognitiva de Bandura (1986,
1997). O 1.º objectivo foi orientado para a implementação de um projecto de Tutoria em 2
turmas de 7.º ano do 3º Ciclo do ensino Básico. O 2.º objectivo visava a comprovação da
viabilidade do modelo de Tutoria auto-regulatória, como meio de incrementar estratégias de
auto-regulação da aprendizagem, auto-eficácia percebida para a auto-regulação da
aprendizagem e instrumentalidade da auto-regulação da aprendizagem. Foram também
analisadas algumas variáveis exógenas (número de reprovações, ano de escolaridade e tempo de
estudo) impactantes nas crenças da auto-eficácia dos alunos e na sua instrumentalidade
percebida para auto-regular a aprendizagem. Na monitorização e avaliação da investigação
realizada foi aplicado o questionário IPAAr (Inventário de Processos de Auto-regulação da
Aprendizagem, revisto) de Rosário (2004a), e, ainda, o QAEARA (Questionário da Auto-
Eficácia da Auto-Regulação da Aprendizagem), e o QIARA (Questionário de Instrumentalidade
da Auto-Regulação da Aprendizagem), questionários adaptados de estudos anteriores
(Lourenço, 2007). Um guião de entrevista, usado como suporte da micro-análise realizada, foi
construído de raiz. A investigação integrou um desenho de medidas repetidas com grupo de
controlo. O trabalho de análise estatística foi realizado com recurso aos programas SPSS (versão
16) e AMOS 7. O grupo em tutoria e o grupo de controlo eram ambos compostos por 47 alunos
do 7.º ano de escolaridade. O grupo de controlo subdividiu-se em subgrupos de 4 alunos, com
um tutor por grupo. Em primeiro lugar, os resultados indicam que a participação no grupo de
tutoria produziu melhorias significativas em todas as variáveis dependentes analisadas, após um
período de 9 meses de intervenção, embora algumas das variáveis apresentassem já efeitos
significativos aos 6 meses de intervenção. Em segundo lugar, o tamanho do efeito da
intervenção encontrado foi semelhante, por vezes até maior, que o mencionado em estudos
anteriores. Em suma, sublinha-se a importância dos programas académicos de tutoria
focalizados na exercitação das estratégias de auto-regulação da aprendizagem e a relevância da
investigação utilizando desenhos de medidas repetidas. São discutidas implicações educativas
do trabalho. This dissertation was anchored on the social cognitive theory of Bandura (1986,
1997). The implementation of a Mentoring Project in two classes of seventh graders, Middle
School in Portuguese compulsory education, was our first aim. Our second goal was targeted to
prove the efficacy of the school-based Mentoring Program as a means to enhance students’ use
of self-regulated learning (SRL) strategies, self-efficacy and perceived instrumentality of SRL,
as well as academic performance in mathematics and mother language. Some exogenous
variables were also analyzed (i.e., number of failures, school year and study time) as they are
supposed to influence students’ self-efficacy beliefs and perceived instrumentality of SRL. In
order to monitor and evaluate the research work the ISRLP(r) (Inventory of Self-Regulated
Learning Processes revised), from Rosário (2004a), the QSESRL (Questionnaire of Selfefficacy
of Self-Regulated Learning) and the QISRL(Questionnaire of Instrumentality of Self-
Regulated Learning), both adapted from previous studies (Lourenço, 2007), have been used.
The interview guide, that supported the micro-analysis developed, was specially designed for
this research. A repeated measures design with control group was used. The statistical analyses
have been developed by using SPSS program (version 16) and AMOS 7. The mentoring group
and the control group were both comprised of 47 seventh-grade students. The mentoring group
was divided into subgroups of 4 students with 1 mentor for each group. The results indicate,
firstly, that participating in the mentoring program led to significant improvements in all the
dependent variables measured after the 9-month intervention, although for some variables,
significant effects were already observed at 6 months. Secondly, the effect size of the
intervention was equal to or higher than that reported in prior studies. As a conclusion, we
underline the importance of academic mentoring programs focused on practicing SRL
strategies, and the relevance of using experimental research designs with repeated measures.
Educational implications are further discussed.