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Desenvolvimento de um betão com elevada resistência ao ataque por ácido sulfúri...

Author(s): Azevedo, Francisco de Assis Anjos cv logo 1 ; Torgal, Fernando Pacheco cv logo 2 ; Jesus, Carlos M. G. cv logo 3 ; Aguiar, J. L. Barroso de cv logo 4 ; Camões, Aires cv logo 5

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/20480

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Betão; Resíduos de borracha de pneus; Resistência ao ataque por ácido sulfúrico


Description
Os resíduos de pneus representam um problema ambiental de gravidade crescente, actualmente 1.000 milhões de pneus atingem o fim da sua vida útil a cada ano que passa e prevê-se que a partir do ano 2030 seja necessário reciclar 5000 milhões de pneus anualmente. O presente artigo apresenta resultados sobre a resistência à compressão e a resistência ao ataque por ácido sulfúrico de betões com razãoA/L=0,35), com substituição de areia por resíduos de borracha de pneus e de cimento por cinzas volantes e metacaulino. Os resultados mostram que a incorporação de resíduos de borracha se traduz em relevantes reduções da resistência à compressão, as quais são no entanto minimizadas pelo efeito sinérgico entre as cinzas volantes e o metacaulino. Os resultados mostram também que as misturas com 45% de cinzas volantes e 15% de metacaulino apresentam uma elevada resistência ao ataque por ácido sulfúrico independentemente da percentagem de borracha utilizada, pelo menos até 15%, revelando uma elevada aptidão para serem utilizadas em meios de elevada agressividade química, como sejam as manilhas utilizadas na drenagem de águas residuais.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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