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Desenvolvimento de um betão com elevada resistência ao ataque por ácido sulfúri...

Autor(es): Azevedo, Francisco de Assis Anjos cv logo 1 ; Torgal, Fernando Pacheco cv logo 2 ; Jesus, Carlos M. G. cv logo 3 ; Aguiar, J. L. Barroso de cv logo 4 ; Camões, Aires cv logo 5

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20480

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Betão; Resíduos de borracha de pneus; Resistência ao ataque por ácido sulfúrico


Descrição
Os resíduos de pneus representam um problema ambiental de gravidade crescente, actualmente 1.000 milhões de pneus atingem o fim da sua vida útil a cada ano que passa e prevê-se que a partir do ano 2030 seja necessário reciclar 5000 milhões de pneus anualmente. O presente artigo apresenta resultados sobre a resistência à compressão e a resistência ao ataque por ácido sulfúrico de betões com razãoA/L=0,35), com substituição de areia por resíduos de borracha de pneus e de cimento por cinzas volantes e metacaulino. Os resultados mostram que a incorporação de resíduos de borracha se traduz em relevantes reduções da resistência à compressão, as quais são no entanto minimizadas pelo efeito sinérgico entre as cinzas volantes e o metacaulino. Os resultados mostram também que as misturas com 45% de cinzas volantes e 15% de metacaulino apresentam uma elevada resistência ao ataque por ácido sulfúrico independentemente da percentagem de borracha utilizada, pelo menos até 15%, revelando uma elevada aptidão para serem utilizadas em meios de elevada agressividade química, como sejam as manilhas utilizadas na drenagem de águas residuais.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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