Author(s):
Troche Escobar, Jorge Arnaldo
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/20415
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Preparação de pedidos; Armazém; Tecnologias; Metodologias; Processo de decisão; Picking; Warehouse; Technologies; Methodologies; Decision process
Description
Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial Na atualidade as companhias enfrentam muitos desafios de
competitividade que requerem uma permanente revisão e avaliação dos
processos. Obter melhorias na eficiência do processo de preparação de
pedidos (picking) é um objetivo extremamente importante dentro de empresas,
sendo o processo de maior custo na gestão do armazém.
Para a caraterização das principais tecnologias de picking foi
considerada a estratégia de picker-to-parts, tendo em conta que se encontra
presente na maior parte dos armazéns. Quanto ao processo de decisão sobre
avaliação e seleção das tecnologias de preparação de pedidos, é um problema
de complexidade elevada, pois envolve vários níveis de decisão e várias
dimensões que passam pelo layout do armazém, pela metodologia do picking,
pelo nível de rastreabilidade a atingir, pelo modelo de codificação dos produtos,
entre outros fatores determinantes tal como o custo da própria tecnologia.
Foi criado um modelo conceptual capaz de incorporar as várias
dimensões do problema e foi caracterizado o processo de decisão com base
quer na revisão bibliográfica, quer a partir de contribuições de uma empresa
fornecedora de tecnologias de picking.
Foi ainda realizada uma análise de estudos de caso de empresas que
adotaram tecnologias de suporte ao picking. Esta análise permitiu identificar
que as empresas que recorrem a estas soluções são em regra, empresas de
grande dimensão, na sua maioria na área do retalho, com uma grande
dependência do sistema de preparação de pedidos para o sucesso dos
objetivos do negócio. Maior produtividade e minimização de erros são os
aspetos mais valorizados por estas empresas.
A abrangência do estudo é limitada pelo que uma análise mais
aprofundada (envolvendo uma amostra de casos mais alargada e com mais
detalhe de dados) será fundamental para um melhor conhecimento desta
problemática. Nowadays, companies face many competitive challenges that require
ongoing review and evaluation of processes. Achieve improvements in the
efficiency of the process of order picking is an extremely important goal within
companies, being the most expensive process in warehouse management.
For the characterization of the key technologies for order picking, was
considered the strategy of picker-to-parts, taking into account that is present in
most warehouses. Regarding the decision making process on evaluation and
selection of technologies for order picking, it is a problem of high complexity,
because it involves various levels of decision and the various dimensions that
go through the warehouse layout, the picking methodology, the level of
traceability to achieve, the coding model of products, among other factors such
as the cost of the technology itself.
It was created a conceptual model able to incorporate the various
dimensions of the problem and has characterized the decision process based
either on literature review, either from contributions from a supplier of picking
technologies.
It was also performed an analysis of case studies of companies that have
adopted technology to support the picking process. This analysis revealed that
companies that use these solutions are as a rule, large companies, mostly in
the retail area, with high dependence on the order picking system for the
success of business objectives. Increased productivity and minimization of
errors are the aspects most valued by these companies.
The scope of the study is limited, so an analysis with more details
(involving a wider sample of cases and with more detail of data) will be key to a
better understanding of this problem.