Author(s):
Maricato, Fúlvia Eloá
; Carvalho, Graça Simões de
; Caldeira, Ana Maria de Andrade
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/20235
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Epistemologia da Biologia; Ensino de Biologia; Conhecimento sistêmico
Description
O ensino e a aprendizagem tradicional do conhecimento biológico há muito tempo vem sendo criticado na área de ensino de Ciências, por ser muito complexo e não possibilitar a construção de conhecimentos relacionais entre os seres vivos. Nessa perspectiva, o objetivo desse estudo foi investigar como um grupo de acadêmicos analisa uma figura tridimensional que representa as relações ecológicas interespecíficas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados empíricos foi realizada por meio de discussões em um grupo de pesquisas. Inicialmente foram apresentadas aos acadêmicos, as definições tradicionais das relações ecológicas interespecíficas e, em seguida, um diagrama tridimensional em que essas relações são representadas com várias sobreposições. Os resultados apontam que, a princípio, os acadêmicos tiveram dificuldade no enfrentamento do diagrama proposto, porém, após discussões e análises coletivas de exemplos das interações ecológicas, os estudantes desenvolveram um olhar mais abrangente dessas relações. The traditional teaching and learning of biological knowledge has long been criticized in the area of science teaching, as it is very complex and does not enable the construction of relational knowledge among the living beings. In this perspective, the objective of this study was to investigate how a group of scholars examines a three-dimensional figure representing inter-specific ecological relationships. It is a qualitative research, which empirical data collection was conducted through discussions in a research group. Initially, the traditional definitions of inter-specific ecological relationships were presented to academics, and then a three-dimensional diagram showing these relations were represented with multiple overlays. The results show that, in principle, scholars had difficulty in coping with the diagram, however, after collective discussions and analysis of example ecological relationships, the students development one look plus comprehensive of those relationships.