Author(s):
Carvalho, Graça Simões de
; Gonçalves, Artur
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/20234
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Jovens; Meio rural; Meio urbano; Saúde; Atitudes; Comportamentos
Description
A concretização do direito fundamental à saúde implica assumir responsabilidades a nível societal, governamental e individual, para que todos os cidadãos tenham acesso à escola e assim possam desenvolver capacitação e literacia em saúde. Procurando verificar em que medida a escola influencia a homogeneização dos padrões e dos comportamentos em saúde nas populações infanto-juvenis de meio rural (Boticas) e meio urbano (Braga), foi constituída uma amostra de 800 alunos, 400 de meio rural e 400 de meio urbano. Na recolha de dados aplicou-se um questionário com 10 eixos de investigação abordando várias dimensões de saúde. No início da escolaridade (1º ano) as crianças de meio rural e de meio urbano apresentavam conceções substancialmente diferentes, que se foram esbatendo progressivamente ao longo da escolaridade, para, no final do ensino básico (9º ano), tenderem a convergir para valores aproximados em todas as dimensões analisadas, mostrando assim o efeito homogeneizador da ação educativa. The realization of the fundamental rights to health involves responsibilities at societal, governmental and individual levels, so that all citizens have access to school and so they can develop skills and health literacy. In order to estimate to what extent the school influences the homogenization of standards and health behaviours in children and young people of rural (Boticas) and urban (Braga) areas, a sample of 800 students, 400 rural and 400 urban was built. For data collection a questionnaire with 10 lines of research addressing various dimensions of health was applied. Results show that at the beginning of schooling (1st year) the children of rural and urban had substantially different conceptions, which were blurred progressively throughout schooling, so that at the end of basic education (9th years) they tend to converge to approximate values in every dimension analysed, thus showing the homogenizing effect of educational action.