Autor(es):
Pereira, Cláudia Isabel Campos da Costa
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20180
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação) Esta dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Estudos da Criança, área de
especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação. Tem como principal objetivo
estudar o uso que os alunos do 1.º ano fazem do computador em contextos não formais de
aprendizagem, conhecer o seu nível de literacia digital e estudar a contribuição das TIC para a
aprendizagem.
Trata-se de um estudo exploratório realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico,
numa turma do 1º ano, no ano lectivo 2010/2011 durante o segundo e terceiro períodos
lectivos.
A metodologia utilizada foi qualitativa e baseou-se na recolha direta dos dados, através
da observação participante e de entrevistas informais às crianças, como modo de compreender
o uso que fazem das tecnologias em contexto não formal de aprendizagem.
O projeto de intervenção desenrolou-se ao longo de quatro sessões, onde os alunos que
sempre tiveram um papel activo e interventivo, utilizaram vários recursos digitais.
Os resultados obtidos revelaram que: as crianças têm acesso em casa utilizando com
bastante regularidade o computador com acesso à internet; demonstram possuir competências
digitais avançadas para a idade e úteis para o seu processo de aprendizagem; já integram o
computador e a internet no seu quotidiano, de tal modo que já nem equacionam a possibilidade
de viverem sem esses recursos. This dissertation was developed within the context of a Master´s in Child Studies,
specialization field: Information and Communication Technology (ICT). The main goal of this
research is to understand the use of personal computers by a group in (6 – 7 year old) students,
in informal situations, in order to understand their digital literacy and the contribution of ICT
made in their learning processes.
This is an exploratory study carried out in a Primary School, in from 1, during the second
and third periods of the academic year 2010/2011.
The methodology was predominantly qualitative and the model was based on the direct
intervention and collection of data in the informal learning situations, where ICT, was used by the
children.
The intervention was based mainly on four sessions, where the students played an active
role throughout the process using various digital resources. The results show that children have
access to the equipment at home and quite regularly use the computer, with Internet access.
Throughout the development of this project, based on an intervention-research
perspective, students showed more advanced digital skills which are useful in their learning
processes. Furthermore, the data collected over the two intervention periods allowed, us to
conclude that they have already integrated the computer, and consequently the Internet, in their
daily lives. Therefore, the possibility of living without these resources has become unthinkable.