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"Aprendo a divertir-me" : tecnologias digitais em ambiente não formal de aprend...

Autor(es): Pereira, Cláudia Isabel Campos da Costa cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20180

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação) Esta dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Estudos da Criança, área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação. Tem como principal objetivo estudar o uso que os alunos do 1.º ano fazem do computador em contextos não formais de aprendizagem, conhecer o seu nível de literacia digital e estudar a contribuição das TIC para a aprendizagem. Trata-se de um estudo exploratório realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 1º ano, no ano lectivo 2010/2011 durante o segundo e terceiro períodos lectivos. A metodologia utilizada foi qualitativa e baseou-se na recolha direta dos dados, através da observação participante e de entrevistas informais às crianças, como modo de compreender o uso que fazem das tecnologias em contexto não formal de aprendizagem. O projeto de intervenção desenrolou-se ao longo de quatro sessões, onde os alunos que sempre tiveram um papel activo e interventivo, utilizaram vários recursos digitais. Os resultados obtidos revelaram que: as crianças têm acesso em casa utilizando com bastante regularidade o computador com acesso à internet; demonstram possuir competências digitais avançadas para a idade e úteis para o seu processo de aprendizagem; já integram o computador e a internet no seu quotidiano, de tal modo que já nem equacionam a possibilidade de viverem sem esses recursos. This dissertation was developed within the context of a Master´s in Child Studies, specialization field: Information and Communication Technology (ICT). The main goal of this research is to understand the use of personal computers by a group in (6 – 7 year old) students, in informal situations, in order to understand their digital literacy and the contribution of ICT made in their learning processes. This is an exploratory study carried out in a Primary School, in from 1, during the second and third periods of the academic year 2010/2011. The methodology was predominantly qualitative and the model was based on the direct intervention and collection of data in the informal learning situations, where ICT, was used by the children. The intervention was based mainly on four sessions, where the students played an active role throughout the process using various digital resources. The results show that children have access to the equipment at home and quite regularly use the computer, with Internet access. Throughout the development of this project, based on an intervention-research perspective, students showed more advanced digital skills which are useful in their learning processes. Furthermore, the data collected over the two intervention periods allowed, us to conclude that they have already integrated the computer, and consequently the Internet, in their daily lives. Therefore, the possibility of living without these resources has become unthinkable.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ramos, Altina
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