Autor(es):
Rocha, Denise M.
; Carvalho, Graça Simões de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20062
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Recreação terapêutica; Educação artística; Desenvolvimento motor; Qualidade de vida; Promoção da saúde; Oncologia pediátrica; Therapeutic recreation; Arts Education; Motor development; Quality of life; Health care; Pediatric Oncology; Pediatric Oncology
Descrição
Com este estudo pretendeu-se conhecer os parâmetros do exercício de atividades artísticas (AA) no âmbito de tratamento em oncologia pediátrica do Instituto Português de Oncologia do Porto, Portugal, e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Salvador da Bahia, Brasil. Para tal, procedeu-se um levantamento com a aplicação combinada de vários instrumentos de recolha de dados. Construímos uma base de dados no programa SPSS para o questionário de avaliação que contém 46 itens com temas relacionados às AA, sendo o total da amostra nos dois países 132 sujeitos, entre crianças, pais, equipe médica e não médica. Complementarmente, realizamos entrevistas com elementos-chave e fizemos observação participada na execução das atividades. No geral, a perceção dos sujeitos sobre a prática das AA foi claramente positiva. A principal diferença encontrada entre as duas instituições refere-se à procura das crianças pelas atividades que lhes são oferecidas. Os resultados revelam a importância das AA na aprendizagem de outras disciplinas, no desenvolvimento motor, na abstração do ambiente hospitalar, promovendo nas crianças ocasião para expressarem sentimentos e vivências, interação afetivo-emocional com o próprio grupo e equipe de cuidados de saúde, e melhoria do bem-estar, ampliando a perspectiva da qualidade de vida enquanto estão em tratamento. This study aimed at identifying the parameters of the exercise of artistic activities
(AA) in paediatric oncology treatment in the Portuguese Institute of Oncology, Porto,
Portugal, and the Support Group for Children with Cancer of Salvador da Bahia,
Brazil. To this end, we proceeded to a survey of the combined application of various
tools for data collection. We built a database using SPSS for assessment
questionnaire containing 46 items with themes related to AA, and the total sample
132 subjects in the two countries, among parents, children, medical and non-medical
staff. In addition, we conducted further interviews to key persons and carried out
participant observation of activities. Overall, the vision of the subjects on the practice of AA was clearly positive. Between the two institutions, the main difference found
refers to the demand of children for the activities offered. The results reveal the
importance of AA on other subjects learning, motor development, the ‘evasion’ of the
hospital environment, promotion of children’s opportunities to express their feelings
and experiences, enhance the affective-emotional interaction with their own group
and the health care staff, and improve the well-being by expanding the perspective of
quality of life while on treatment.