Author(s):
Rosário, Rafaela
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/19806
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Programa de Intervenção; crianças, excesso de peso; obesidade; professores; nutrição; escola; fruta; produtos hortícolas; alimentos e bebidas de baixo valor nutricional e
elevada densidade energética; Intervention Program; children; overweight; obesity; teachers; nutrition; school; fruit; vegetables; low-nutrition energy-dense foods and drinks
Description
Tese de doutoramento Estudos da Criança (área de especialização em Saúde Infantil) A investigação que aqui apresentamos estudou o impacte de um programa de intervenção,
transmitido e intervencionado por professores com formação no âmbito da nutrição, na
antropometria e consumo alimentar em crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12
anos de Guimarães.
Participaram neste estudo randomizado quatrocentas e sessenta e quatro crianças de sete
escolas primárias, três (cluster) das quais constituíram aleatoriamente o grupo de intervenção e
quatro (cluster) o controlo. Desenvolvemos e implementámos um programa de intervenção entre
Outubro de 2008 e Março de 2009 que incluiu formação para professores sobre ensino da
alimentação saudável a crianças, de forma a que pudessem posteriormente, intervir como
educadores junto das crianças. Os professores intervencionados tiveram doze sessões de
formação de três horas cada ministradas quinzenalmente durante seis meses, cujos conteúdos
foram os seguintes: nutrição e alimentação saudável (quatro sessões, doze horas); a importância
da água (uma sessão, três horas); estratégias para potenciar o consumo de fruta e produtos
hortícolas, bem como reduzir o consumo de alimentos de baixo valor nutricional e elevada
densidade energética (três sessões, nove horas); estratégias para aumentar a atividade física
(duas sessões, seis horas) e, atividades de culinária saudável (duas sessões, seis horas). Após
cada sessão, os professores foram encorajados a desenvolver atividades com as crianças com
base nos conteúdos abordados. A recolha de dados antropométricos, a avaliação alimentar e de
atividade física, bem como o perfil sociodemográfico, foi concretizada nos grupos controlo e de
intervenção antes e depois da implementação do programa. A investigação foi aprovada pelo
conselho executivo das escolas onde decorreu, pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, e
foi registada no clinicaltrials.gov, NCT01397123.
Os resultados mostram que ao longo do tempo:
I) o aumento médio do IMC (z-score) das crianças do grupo de intervenção, foi
significativamente inferior ao do grupo controlo, após ajuste para confundidores. Em
consonância, a incidência do excesso de peso foi significativamente inferior no grupo de
intervenção comparativamente com o controlo.
II) Avaliada a ingestão alimentar, o consumo de produtos hortícolas (total e de folha verde),
fruta (total) e, fruta e produtos hortícolas foi significativamente superior no grupo de
intervenção em relação ao controlo. A magnitude do efeito (effect sizes) do programa
variou de baixo (cohen´s d=0.12 em “outros vegetais”) a médio (0.56 em “Fruta e
vegetais”).
III) A ingestão de alimentos sólidos de baixo valor nutricional e elevada densidade energética
diminuiu no grupo de intervenção e aumentou no controlo. Esta diferença é significativa
após ajuste para confundidores.
Salientamos a eficácia do programa de intervenção na antropometria e consumo alimentar em
crianças e mais investigação será necessária para saber se estes resultados podem ser
reproduzidos ou melhorados, e eventualmente disseminados a outras escolas deste e de outros
distritos escolares.
A elevada prevalência do excesso de peso e obesidade observada na faixa etária em estudo
interroga-nos sobre a necessidade de se intervir em idades inferiores a 6 anos.
Em conclusão, o nosso programa e o envolvimento dos professores numa intervenção de
educação alimentar com as crianças, apresenta resultados positivos no controlo do excesso de
peso e na exibição de um consumo alimentar mais favorável à prevenção da obesidade. The research presented here studied the impact of an intervention program, delivered and taught
by trained teachers in nutrition, on anthropometry and dietary intake in children aged 6 to 12
years of Guimarães.
Four hundred and sixty four children participated in this randomized trial, from seven elementary
schools. Three of them (cluster) were randomly selected to intervention and four (cluster) to
control group. We developed an intervention program between October 2008 and March 2009,
which was implemented over two terms with teachers training delivered by researchers and an
intervention delivered by trained teachers to children. Intervened teachers had twelve sessions of
three hours each biweekly along six monthts, in accordance with the following contents: nutrition
and healthy eating for children and families (four sessions, twelve hours); the importance of
water (one session, three hours); strategies to enhance fruit and vegetable consumption and
reduce low-nutrition energy-dense foods (three sessions, nine hours); strategies to increase
physical activity (two sessions, six hours); and healthy cooking activities (two sessions, six hours).
After each session, teachers delivered the learnt contents and developed creative and engaging
classroom activities about the addressed topic. Sociodemographic, anthropometric, dietary, and
physical activity assessments were performed to control and intervention´s schools before and
after the implementation of the program. The study was approved by the schools where it was
carried, by the Portuguese Data Protection Authority and it was registered in the clinical trials
registry clinicaltrials.gov, NCT01397123.
The results show that throughout time:
I) The mean increase in BMI (z-score) in children in the intervention group was significantly
lower than in the control group, when adjusted for confounders. The incidence of
overweight was significantly lower in the intervention group compared to the control.
II) After assessing the dietary habits, the consumption of vegetables (total and green leaf),
fruit (total) and fruit and vegetables was significantly higher in the intervention group
compared to control. The effect sizes of the differences between intervention and control
groups ranged between small (cohen´s d=0.12 on “other vegetables”) to medium (0.56
on “Fruit and vegetables”).
III) Consumption of low-nutrition energy-dense solid foods decreased in the intervention
group and increased in the control group. This difference is significant after adjusting for
confounders.
We emphasize the effectiveness of the intervention program on children food intake and
anthropometry and we believe that more research is needed to find out if these results can be
repeated or improved and evenly disseminated to other schools from this or others districts.
Given the already high prevalence of overweight in children with this age, prevention programs
should begin earlier than 6 years.
In conclusion, our program and the involvement of classroom teachers in a nutrition education
intervention with children, had positive results in overweight control and in the consumption of
foods which are able to prevent obesity.