Autor(es):
Carvalho, Sofia Helena Martins de
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/19770
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Dissertação de mestrado em Geografia (área de espacialização em Planeamento e Gestão do Território ) Este trabalho enquadra-se na área da Geografia Social e apresenta a problemática
das pessoas portadoras com deficiência em instituições de ensino especial e das
potenciais barreiras que nelas existem, e ainda o contributo das instituições para a
inclusão social.
A questão que se coloca é: serão as instituições de ensino especial um beneficio
para a inclusão social? Ou por outro lado, levam ainda mais à segregação da sociedade
no que diz respeito à mentalidade que esta tem do cidadão portador de deficiência? Que
tipo de barreiras podem surgir para a pessoa portadora de deficiência, neste tipo de
instituição? Será a normalização do ensino uma forma de resposta?
Considerando estas questões às quais se pretende responder analisou-se uma
instituição de ensino especial, nomeadamente, a Associação Portuguesa de Pais e
Amigos do Deficiente Mental de Braga, tendo como caso específico o complexo de
Lomar. Foram efectuados inquéritos por entrevista semi-estruturada à direcção e aos
técnicos especializados do complexo, e foi ainda realizado um levantamento das
barreiras arquitectónicas.
Os resultados revelam que existem duas versões dos factos: por um lado, as
instituições de ensino especial são uma mais-valia, dado a pessoa portadora de
deficiência desenvolver as suas capacidades conforme as suas necessidades, procurando
o bem-estar das mesmas. Ao permanecerem na instituição, o envolvimento com a
comunidade é menor e o hábito de trabalharmos ou de vermos uma pessoa portadora de
deficiência na rua é mais escasso. Geralmente, os portadores de deficiência profunda
tornam-se dependentes das rotinas da instituição e não se adaptam no exterior. Por outro
lado, as instituições de ensino especial podem ser consideradas como uma ponte para a
integração destas pessoas na sociedade. This essay is placed in the field of Social Geography and presents a problematic
about people with disabilities in special institutions of special education and potentials
barriers about them, and also the contribution of institutions for social inclusion.
I intend to answer this question: would be the special institutions of special
education an advantage for social inclusion? Or by other hand, could increase the
segregation of society in matters of mentality that she may have about the citizen with
disability? What kind of barriers could emerge for people with disability, in this kind of
institution? Would be normalization of the education a way to answer?
Regarding these questions that I pretend to answer, I made a analyze of a institution
of special education, that is, the Parents and Friends of Mental Disability Portuguese
Association in Braga, more specifically the complex of Lomar. There were made
inquiries by interviews half-structured to the direction and to the specialized technical of
the complex, and also a survey about the architectures barriers.
The results revealed that there are two versions of the facts: by one hand, the special
education’ institutions increase their value, which people with disability develop their
capability according to their necessities, looking for their welfare. With the permanence
in the institution, the contact with the community is lower and the habitude of working
or seeing a disabled person in the streets is very slim. Generally, the people with
disability became more dependent of their routine in the institution and do not adapt to
the outside. By the other hand, the institutions of special education could be reputed by
being some sort of a bridge to integrate this people in the society.