Author(s):
Reis, Ana Isabel Crispim Mendes
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/19749
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Rádio; Internet; Ciber-rádio; Som; Áudio; Jornalismo; Cyber-radio; Sound
Description
Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação (área de conhecimento em Estudos Jornalísticos) Durante mais de cem anos, rádio foi apenas som. Ao entrar na web a rádio
transformou-se fundindo características dos dois meios. Ouve-se, mas também se vê
e lê: é um novo meio, hipermédia e interactivo, tal como todos os outros, jornais e
televisões. A convergência tende a anular a diferenciação, mas será assim de facto?
Com esta investigação o que pretendemos saber é se, tal como na rádio
hertziana é o som, com a expressividade da linguagem radiofónica, o elemento
definidor da ciber-rádio, e se contribui para a construção de uma identidade própria
da rádio na internet. Ou seja, se é o som que diferencia a ciber-rádio dos outros
cibermeios, prolongando para a web a essência da rádio.
Talvez devido ao seu carácter efémero e volátil, a rádio hertziana é, de todos
os meios, o menos estudado o que contrasta com a proliferação de artigos e estudos
sobre a rádio na web. Porém, isso não significa que saibamos mais sobre a nova do
que sobre a velha rádio. Muito do que se escreve centra-se mais no que a ciber-rádio
pode e deve ser. Não se perspectivam tendências, mas projectam-se sonhos sobre o
que a rádio pode vir a ser em face das potencialidades do novo meio, e do que as
novas tecnologias proporcionam. De ameaça mortal a internet passou a ser encarada como a grande
possibilidade de concretizar tudo aquilo que ficou por alcançar no éter. O medium
invisível e puramente auditivo encontra na net um meio para superar as suas
limitações hertzianas. Não se trata de uma renovação ou de uma reinvenção, mas de
um novo meio que se vai descobrindo, experimentando, construindo: uma nova
rádio.
Nesta fase em que os sites das rádios em Portugal se transformam e inovam,
parece-nos útil percepcionar como é a rádio na internet e como está a evoluir, em
concreto no que se refere aos conteúdos jornalísticos. Nesse sentido analisámos as
notícias em destaque na página de abertura de quatro rádios portuguesas (TSF, RR,
RDP e RCp) ao longo de dois anos, para obter dados que nos permitissem traçar um
perfil actual sobre o áudio, o jornalismo radiofónico na internet e a ciber-rádio, e
reflectir sobre as tendências que se desenham. For over a hundred years, radio was, simply put, sound. But when the web
came, radio changed by merging features from both media. We can still be listening
to radio, but we can also be viewers and readers: it became a new medium,
hypermedia and interactive, just like all the others, newspapers or TV networks
alike. So-called convergence tends to dilute the former distinction, but is this, really,
that simple?
With this research we want to know if, as it happens with traditional radio
where sound has been playing a central role in the natural expressiveness of
radiophonic language, it is still, or not anymore, a defining element of cyber-radio,
thus contributing to build an identity of radio on the internet. Our analysis deals with
whether the sound is, then, a decisive element of differentiation between cyber-radio
and other cyber-media, by promoting a web extension of radio’s original essence. Maybe because of its ephemeral and volatile character, radio is the least
studied from all media. A recent surge in both analytical and scientific articles on the
subject followed radio’s web migration during the closing years of the 20th century.
But it doesn’t mean we now know more about the ‘new’ radio than we ever knew
about the ‘old’ one. A whole lot of the scientific output has been centered much
more on what cyber-radio should or shouldn’t be, than on learning what has it really
been. Studying trends has often been substituted by no more than a projection of
dreams about the future of radio that tended to merely emphasize the potentialities
offered by the new media environments or by the available technologies. From an apocalyptical threat that would declare the inevitable end to radio,
internet is now being regarded as the ultimate opportunity to develop everything the
ether failed to accomplish in earlier times. The invisible, purely audible medium
seems, then, to discover on the internet the ways to overcome its traditional
limitations. We wouldn’t be speaking here of a mere renovation or reinvention, but
of a whole new medium open to full discovery, experimentation and construction: a
new radio.
In a time when Portuguese radio websites are exploring change and pursuing
innovative solutions, we think the door is open for a new perception on what radio
really is, on the internet, and how it is evolving, focusing mainly on the its
journalistic contents. We, then, studied the main headline news on the opening webpages of four national radio networks (TSF, RR, RDP and RCP). During a
period of two years, data was collected in order to allow us to build and analyze
profiles for the audio usage, internet radio journalism and cyber-radio, thus helping
us to reflect and propose possible trends and tendencies.