Autor(es):
Silva, Ana Cristina Alves
; Arqueiro, Ana Sofia da Silva
; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/19541
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Adultos; Práticas de literacia; Eventos de literacia
Descrição
Em Portugal é ainda dominante a ideia de que ser-se letrado é unicamente o domínio
de capacidades técnicas para a (des)codificação de textos escritos. Quem não atinge um bom nível
em testes de literacia é considerado, assim, iletrado. Esquece esta visão que, no quotidiano de cada
indivíduo, mesmo entre quem não tem aquele domínio, são múltiplos os eventos de literacia, envolvendo
o uso eficaz de textos variados com finalidades de leitura e de escrita também distintas.
Abordando as práticas de leitura e escrita numa perspetiva social, este texto toma como objeto os
modos de uso da linguagem escrita por 113 adultos envolvidos no processo de RVCC, em Centros
de Novas Oportunidades do distrito de Braga, Portugal. Entre as principais conclusões dos dados
obtidos por questionário, com que se visava genericamente compreender o lugar da literacia nas
vidas destas pessoas, destaca-se a variedade de textos produzidos e usados pelos adultos no seu
quotidiano, aos quais se ligam propósitos variados das diferentes esferas das suas vidas. In Portugal it is still dominant the idea that to be literate means solely the mastery of
technical skills for (de)coding written texts. Those who do not have good performances in literacy
tests are then considered illiterate. This view ignores that in each individual daily life, even among
those that are said not to have that mastery, there are multiple literacy events, involving the use
of diverse texts with reading and writing purposes also distinct. Approaching literacy practices
under a social perspective, this text elects as its main object the ways of using written language
by 113 adults enrolled in the Recognition and Accreditation of Prior Learnings process (RVCC,
in Portugal), at New Opportunities Centers, of Braga, Portugal. Among the main conclusions
of the data collected through a questionnaire, with which we aimed at understanding the place of
literacy in these adults’ lives, we highlight the variety of the texts that they produce and used in
their everyday lives, to which different purposes of their different life spheres may be connected