Autor(es):
Antunes, Ana Margarida Timóteo
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/19529
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Interacção oral; Competência comunicativa; Pedagogia para a autonomia; Estratégias de comunicação; Oral interaction; Communication skills; Pedagogy for autonomy; Communication strategies
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º ciclo do
Ensino Básico e no Ensino Secundário A Interacção Oral envolve vários processos, não só ao nível de competências de
recepção e produção, mas também no que concerne a transmissão eficaz de mensagens orais.
Saber comunicar é um aspecto muito importante na aprendizagem de uma língua estrangeira,
saber interagir é, por sua vez, crucial para haver comunicação eficaz.
Promover actividades que desenvolvam esta competência é uma forma bastante
funcional de ensino-aprendizagem, pois prepara os alunos para utilizar a língua em
diversificados contextos sociais. Para além disso, procurei consciencializar os alunos de
algumas estratégias de comunicação utilizadas durante a interacção oral, permitindo-lhes
desenvolver a competência estratégica, facilitadora dos processos de aprendizagem dos
alunos.
No seguinte relatório, desenvolvido durante o ano de estágio pedagógico, faz-se um
trabalho de investigação teórico-prático sobre o tema, tendo em conta uma intervenção
pedagógica incidida em duas turmas, uma de Espanhol nível A1 e outra de Inglês nível B2.
Como instrumentos de recolha de dados, recorri a uma grelha de observação de aulas
focalizada, a grelhas reguladoras sobre estratégias de comunicação, a questionários de autoavaliação
e reflexão sobre o desempenho e a grelhas de avaliação da oralidade.
Os principais resultados remetem para a importância do desenvolvimento de
actividades de interacção oral significativas para os alunos e para o valor da consciencialização
de estratégias de comunicação na aprendizagem de uma língua estrangeira. Oral Interaction involves various processes regarding not only reception and production
skills, but also in what the effective transmission of oral messages is concerned. To know how
to communicate is a very important aspect of foreign language learning, and to know how to
interact is, then, crucial for effective communication.
Promoting activities that develop this skill is a very functional method of teachinglearning,
for it prepares students to use language in different social contexts. Furthermore, I
tried to make the students aware of the communication strategies used during oral interaction,
which allowed them to develop strategic skills. These skills also facilitate the students’ learning
processes.
In the following report, developed during the pedagogical practice year, one makes a
theory-practical investigation work about the subject matter, taking in consideration a
pedagogical intervention that involved two groups of students, one of an A1 level Spanish class
and the other of a B2 level English class.
To collect data, I used a structured observation table, grids about communication
strategies, self-assessment and reflection about the performance grids and oral assessment
tables.
The main results refer to the importance of developing significant oral interaction
activities for the students and also to the value of the awareness of communication strategies in
foreign language learning.
Tipo de Documento
Dissertação de Licenciatura
Idioma
Português
Orientador(es)
Moreira, Maria Alfredo; Núñez Sabarís, Xaquín