Autor(es):
Gonçalves, Catarina Vasconcelos Pereira
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/19218
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do
Ensino Básico e no Ensino Secundário Neste estudo trata-se uma intervenção de ensino em Estatística com tecnologia, em que
se abordaram os tópicos: amostragem, gráfico de barras, circular e histograma numa turma do
7º ano de escolaridade, constituída por 19 alunos, pertencente a uma escola do concelho de
Barcelos.
O estudo teve como finalidades: motivar os alunos para as aprendizagens em Estatística;
promover aprendizagens mais significativas em Estatística; e contribuir para a melhoria das
aprendizagens em Matemática. Para isso, utilizaram-se como metodologias de ensinoaprendizagem
tarefas significativas para o aluno, o trabalho de grupo e tecnologia, e como
estratégias de investigação/avaliação da ação um teste diagnóstico de Estatística, gravações da
intervenção, tarefas realizadas pelos alunos, um teste de avaliação com tecnologia e um
questionário.
Este estudo desenvolveu-se em torno de quatro objetivos: 1) Identificar formas de
utilização da tecnologia no ensino e aprendizagem da Estatística; 2) Reconhecer aspetos fortes e
aspetos frágeis na utilização da tecnologia no ensino e aprendizagem da Estatística; 3) Averiguar
as perceções dos alunos acerca da utilização da tecnologia na aprendizagem da Estatística; 4)
Relacionar as perceções dos alunos sobre a utilização da tecnologia e a sua aprendizagem em
Estatística.
Em termos de resultados obtidos, constatou-se um maior número de aspetos fortes do
uso da tecnologia do que de aspetos frágeis. O uso do computador por grupo revelou-se a forma
mais eficaz de integrar esta tecnologia na aula de Matemática. Também se conjugou a
tecnologia com o papel e lápis de três formas, já apontadas por Demana e Waits (1994): a
tecnologia como feedback; a tecnologia como geradora de uma ideia geral do problema; e a
tecnologia como único meio de resolver o problema. A tecnologia como geradora de uma ideia
geral do problema foi a mais frequente e levou à construção mais rápida do gráfico de barras e
do circular. Relativamente às perceções dos alunos, verificou-se que as raparigas atribuíram
mais relevância ao uso de tecnologia do que os rapazes e os alunos com fraco desempenho
enfatizaram mais a utilização da tecnologia do que os melhores alunos da turma. This study is about teaching Statistics with technology. In it, the following topics have been
considered: sampling, bar graph, circular and histogram in a 7th grade class with 19 students in a
school of Barcelos.
The study aimed at: motivating students for learning in statistics; promoting more
meaningful learning in Statistics; and contributing to the improvement of learning in
mathematics. For this, the teaching and learning methodologies used were to opt for meaningful
tasks to the student, to do group work and technology; the research/evaluation strategies of the
action used were to perform a diagnostic test on statistics, intervention records, tasks performed
by the students, an assessment test with technology and a questionnaire.
This study was developed taking into account four objectives: 1) Identifying ways to use
technology in teaching and learning Statistics; 2) Recognizing aspects strengths as well as
weaknesses aspects in the use of technology in learning Statistics; 3) Investigating students‘
perceptions about the use of technology in learning statistics; 4) Relating students‘ perceptions
on the use of technology and its learning in Statistics.
In terms of results, we realized that there were more strengths than weaknesses in the use
of technology. Using the computer in group appeared to be the most effective way to integrate
this technology in the mathematics classroom. Technology has also been combined with pencils
and paper in three ways, as pointed out by Deman and Waits (1994): Technology as a feedback;
technology as a generator of a general idea of the problem, and technology as the only way to
solve the problem. Technology as a generator of a general idea of the problem was the most
frequent and led to faster construction of the bar graph and circular. In what concerns
perceptions of students, it was found that girls attached more relevance to the use of technology
than boys and students with a poor performance emphasized the use of technology more than
the best students of the class.