Autor(es):
Pereira, Diana
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/19122
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Avaliação; Aprendizagem; Ensino superior; Processo de Bolonha; Assessment; Learning; Higher education; Bologna process
Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação) A avaliação da aprendizagem tem sofrido alterações ao longo do tempo, não só devido à
implementação do Processo de Bolonha nas universidades Europeias, mas também devido ao
desenvolvimento de novos métodos de avaliação. A literatura neste domínio sugere que é
imperativo que os sistemas de ensino se tornem criativos em relação às práticas de avaliação
adotadas.
Esta dissertação relata uma investigação sobre a avaliação das aprendizagens dos
alunos no contexto do ensino superior. O objetivo principal é conhecer as perspetivas e
representações dos estudantes universitários sobre a avaliação no ensino superior, em particular
sobre os métodos de avaliação utilizados e a relação entre avaliação e aprendizagem.
Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, aplicado ao 3º ano
de diferentes cursos (Educação, Engenharia, Medicina, Educação Básica e Psicologia) da
Universidade do Minho. No total, participaram 254 estudantes. Os dados revelam que os
aspetos que os estudantes mais associam à avaliação são a aprendizagem e a verificação de
conhecimentos, sendo o conflito, o receio/medo e a imposição as ideais que os alunos menos
associam à avaliação, prevalecendo, em geral, positivos nas perceções dos estudantes. Em
relação aos métodos de avaliação, as apresentações orais em grupo, os testes e os relatórios de
grupo são os mais utilizados na perspetiva dos alunos, sendo menos frequentes o ensaio
individual, o ensaio em grupo e os testes orais. Em geral, os métodos mais utilizados pelos
docentes são realizados em grupo e os menos utilizados são os efetuados individualmente. A
maioria dos estudantes afirma que os métodos alternativos de avaliação, ou os chamados novos
métodos de avaliação, permitem o desenvolvimento de novas aprendizagens e o
desenvolvimento do seu pensamento crítico. Estes alunos também concordam que se sentem
mais confiantes quando são avaliados através de métodos que promovem a sua participação
ativa nas tarefas. Por fim, a maioria dos alunos considera que a avaliação é mais justa quando
permite estimular a aplicação do conhecimento em contextos reais, quando permite o
desenvolvimento das capacidades técnicas e ainda quando lhes permite, em simultâneo,
desenvolver as competências técnicas e transversais. The assessment of learning has undergone changes over time, not only due to the
implementation of the Bologna Process in European Universities, but also due the development
of diverse methods of assessment. Existing literature suggests that it is imperative that education
systems become creative with regard to the assessment practices adopted. There are several
studies indicating that the use of alternative assessment methods other than the traditional ones
provides a more effective learning and higher motivation for students. This dissertation reports on
research on assessment of student learning in higher education. The main goal is to get to know
higher education students’ perspectives about assessment, particularly in regard to methods of
assessment most used in higher education; the potential and difficulties in putting into practice
the assessment process and the relationship between assessment and learning taking the
perspective of students. Data were collected through a questionnaire to 3rd year undergraduate
students in different programmes (Education, Engineering, Medicine, Basic Education and
Psychology) at the University of Minho. In total, 254 students participated in the study. Findings
suggest that the key aspects that students associate with assessment are learning and
verification of knowledge. Data also reveal that conflict, fear and imposition are the aspects that
students associate less with assessment. Therefore, in general, students associate mostly
positive aspects with assessment. In regard to assessment methods, oral presentations in group,
tests and group reports are the most used according to students. Teachers used less frequently
methods such as individual essay, group essay and oral tests. Methods most used by the
teachers are performed in group, and the less recurrent ones are done individually. Most
students said that the alternative assessment methods or so-called new methods of assessment
allow the development of new learning and their critical thinking. Students also said that they feel
more confident when they are assessed through methods that promote their active participation
in the tasks. On the other hand, the majority of the participants agree that the assessment is a
fair process when it helps to deepen their learning. The students also think that assessment is
fairer when it stimulates the application of knowledge in real life, when it allows the development
of technical skills and when it allows them to develop both technical and soft skills.