Detalhes do Documento

Processo de formação inicial de professores de português em Angola

Autor(es): Silva, Rosa Maria Sampaio da cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/19100

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Angola; Formação inicial de professores; Ensino secundário; Prática pedagógica; Supervisão; Initial teacher training; Secondary teaching; Pedagogic practice; Supervision


Descrição
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português) Angola passou por um longo período de conflito armado, que terminou em dois mil e dois. Desde então, e sob a influência de várias agências internacionais, nomeadamente das Nações Unidas, procedeu a uma Reforma Educativa, que atingirá a fase de generalização no presente ano letivo. No que concerne à formação de professores, definiu um Plano Mestre de Formação de Professores, que, entre outras, fornece diretivas para a formação inicial, para a formação contínua e para a formação à distância, que sugere a adoção de uma nova metodologia de ensino e que aponta para a necessidade de uma reflexão curricular, em prol da melhoria da qualidade de ensino. Perante um cenário de reconstrução e de reforma educativa, importa refletir e analisar a formação inicial de professores, em particular dos de Português, por esta ser a língua oficial e de escolarização, mas não a língua materna de muitos dos angolanos. Assim, o estudo Processo de Formação Inicial de Professores de Português em Angola visa descrever o processo de formação inicial de professores de Português do primeiro ciclo do ensino secundário; caracterizar as habilitações literárias dos supervisores e dos professores-tutores; identificar instrumentos de apoio ao processo de supervisão; analisar instrumentos de apoio ao processo de supervisão; definir ações que contribuam para a progressiva integração profissional dos professores em formação. Para tal, recorreu-se à análise de conteúdo de documentos reguladores, de documentos de reflexão e de documentos de apoio à prática pedagógica/supervisiva. Os dados analisados revelam que a formação inicial de professores de Português está estruturada de modo a contribuir para a formação integral do indivíduo, a nível científico, técnico, moral e social, isto é, para que desenvolva competências a nível do saber, do saber-fazer e do saber-ser. Porém, os documentos não esclarecem, plenamente, qual o perfil de aluno, do supervisor e do professor-tutor e centram os instrumentos de apoio à prática pedagógica/supervisiva no plano da avaliação sumativa. No que diz respeito às ações de integração profissional, é de notar a opção pela introdução gradual do aluno, futuro professor, na escola. Em suma, o presente estudo aponta para a importância e para a continuidade da reflexão conjunta, para a partilha de boas práticas entre os vários atores educativos, como contributo para a melhoria da qualidade de ensino do Português em Angola. Angola went through a long period of armed conflict that finished in 2002. Since this time the country introduced, (under the influence of multiple agencies, including UN agencies), a new educational reform which reaches the generalization phase this year. In the teacher training sector, the Ministry of Education defined a Master Plan for Teacher Education, which gives directives for initial teacher training, for in-service training and for distance teacher education training that promotes a new teaching methodology and identifies the need to reflect upon the curriculum in order to improve the quality of teaching. Given this context of reconstruction and educational reform, it is important to reflect upon and to analyse the initial teacher training curriculum of the Portuguese Language, because this is the official and schooling language but it is not the mother tongue of many Angolan people. Therefore this study Initial Teacher Training for Portuguese Teachers in Angola has the following specific objectives: to describe the process of initial teacher training of Portuguese Language teachers of the secondary first cycle; to characterize the qualifications of teacher supervisors and of mentor teachers; to identify the necessary tools to support the process of supervision; to analyse tools which support the process of supervision; to formulate activities for the professional gradual integration of trainees. To achieve this, the research methodology adopted includes: the content analyses of regulation documents, critical documents and documents that support the pedagogic/supervision practice. The data analysed shows that the initial teacher training of Portuguese Language teachers contributes towards a holistic training of the person at scientific, technical, moral and social levels, in other words, it helps to develop competencies at the level of knowledge acquisition, knowing how to do (skills) and how to be (attitude). However, the documents don‟t clarify the profiles of the student, the teacher, supervisor or the mentor teacher and limit the tools for supporting the pedagogic/supervision practice to a level of quantitative evaluation. With regard to the activities for integrating the teacher in the profession, the option is to gradually introduce the student - future teacher - to the school. To conclude, the present study points to the importance and to the continuity of a concerted effort, amongst multiple education actors, to reflect upon and share good practices, as a way to contribute to the better quality of teaching the Portuguese Language in Angola.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, António Carvalho da
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia