Author(s):
Esteves, Maria de Lurdes Moura
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/18770
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Auto-conceito; Auto-estima; Leitura; Motivação; Atitudes; Self-concept; Self-esteem; Reading; Motivation; Attitude
Description
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) Esta investigação teve como principal objectivo implementar um programa de
intervenção na área da leitura, que potencializasse o desenvolvimento das
competências em leitura e promovesse o auto-conceito dos alunos que nele
participassem.
O Programa de Intervenção nas Dificuldades de Leitura (PIDL), adaptado de
Linan-Thomson & Vaughn (2007) e PALS, foi desenvolvido em cinco escolas de
primeiro Ciclo, com base na leitura da obra “O Aquário” de João Pedro Mésseder. Os
30 alunos, do terceiro ano de escolaridade, envolvidos no estudo, foram identificados
com um perfil de dificuldades na leitura, sendo mais tarde subdivididos em dois grupos
(Grupo Experimental e Grupo de Controlo). Os alunos do Grupo Experimental
desenvolveram um programa de estimulação da leitura, três vezes por semana,
durante dois meses.
A recolha de dados fundamentou-se na aplicação de dois instrumentos: Escala de
Auto-conceito “Piers-Harris 2 – Piers - Harris Self-Concept Scale” (Piers & Herzberg,
2002) e Teste de Avaliação das Competências em Leitura - Escala de Comportamento
Escolar. Porto: Porto Editora (Correia,1983). Ambos os instrumentos foram aplicados
em dois momentos (timing): pré e pós Programa de Intervenção nas Dificuldades na
Leitura e pretendia-se verificar se os alunos evoluíram ou não nas suas competências
em leitura, de um primeiro momento (situação de pré-teste), para um segundo
momento (situação de pós-teste), traduzindo-se em alterações significativas nos níveis
de auto-conceito dos mesmos alunos.
Na apresentação dos resultados deste estudo quantitativo privilegiou-se uma
abordagem estatística do tipo descritivo e inferencial.
Os dados obtidos na presente investigação demonstraram que o Programa de
Intervenção nas Dificuldades de Leitura trouxe benefícios em termos de aprendizagem
da leitura e teve um impacto positivo no auto-conceito dos alunos, tendo-se verificado
diferenças significativas, em termos estatísticos, entre os dois grupos em estudo. This research had as main objective the implementation of an intervention
program related with the reading area, which could potentiate the development of
reading skills and to promote the self-concept of students who would participate in it.
The Reading Disabilities Intervention Program, adapted from Vaughn & Linan-
Thomson (2007) and PALS was developed in five schools from the 1st cycle, based on
the reading of "O Aquário" by João Pedro Mésseder. The 30 students from the 3rd
grade involved in the study were identified with a profile of reading disabilities, and were
later divided into two groups (Experimental Group and Control Group). Students in the
experimental group developed a program to stimulate reading, three times a week for
two months.
Data collection was based on the application of two instruments: the Self-concept
"Piers-Harris 2 - Piers - Harris Self-Concept Scale (Piers & Herzberg, 2002) and the
Escala de Comportamento Escolar (Correia,1983).
Both instruments were applied in two stages (timing): before and after the
Intervention Program in Reading Disabilities and the goal was to analyze whether or not
the students progressed in their reading skills, from a first moment (before the test) to a
second moment (the post-test), and if that progress resulted in significant changes in
the levels of self-concept of these students.
To present the results of this quantitative study was privileged a statistical
approach of descriptive and inferential type.
The data obtained in this research showed that the Intervention Program in
Reading Disabilities brought benefits concerning learning to read and had a positive
impact on students' self-concept, in addition to significant differences in statistical terms
between the two study groups.