Detalhes do Documento

Cidade, município e educação : dinâmicas culturais e educativas no município de...

Autor(es): Dantas, Maria Augusta da Silva Franco cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/18753

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educação; Município; Cidadania; Cidade; Projecto; Education; Municipality; Citizenship; City; Project


Descrição
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural) Na hoje designada Comunidade Educativa, as autarquias podem desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de políticas de fomento de uma participação cívica activa. Através de uma colaboração, em parceria, entre todos os agentes da cidade, o conceito “Comunidade Educativa” deixa de constar apenas na legislação, passando na prática a significar um território comum onde as responsabilidades de formação e aprendizagem são cooperativamente partilhadas entre os vários actores educativos. Este trabalho pretende apresentar os principais projectos/propostas educativos e as actividades promovidas e/ou apoiadas pelo Município de Ponte de Lima, e que julgamos seguirem os primeiros passos no sentido pleno de englobar os princípios de uma cidade/sociedade que se pretende educadora. Embora ainda nos pareça haver um longo caminho a percorrer, acreditamos que os “sinais” demonstrados no percurso das opções educativas e culturais no concelho reflectem uma preocupação no sentido de uma sociedade “englobadora” e participativa, voltada para uma cidadania activa. As for today's designation of "An Educative Community", the municipalities can perform an important role in developing political measures that incentivize to an active and civil participation. By cooperating, in partnership with all the city associations and institutions, the concept of "Educative Community" will stop being only reported in the legislation and therefore might change its meaning to a common territory, where the responsibilities of learning and formation should be shared in a cooperative way between the various members of the local community. This essay analyses the major projects / proposals and educational activities sponsored and / or supported by the Municipality of Ponte de Lima, which we believe follow the first steps towards full embrace of the principles of an educating city/society . Although it seems there is yet a long way to go, we believe that the "signs" shown in the course of educational and cultural options in the county reflect a concern towards a "including" society and participatory, focused on active citizenship.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Fernandes, António Manuel de Sousa
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia