Author(s):
Pires, José Miguel Eira
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/18037
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (ramo de conhecimento em Audiovisuais e Multimédia) Este relatório começa por se centrar na minha experiência de estágio em empresa, descrevendo
todos os trabalhos em que estive envolvido durante esse período. Nessa parte, apresento também a empresa
onde decorreu o estágio. Os trabalhos que desenvolvi são analisados e reflicto sobre o que retirei deles, para o
meu enriquecimento pessoal e profissional. A imersão profissional que experienciei, durante o tempo de
estágio, suscitou-me algumas questões que quis aprofundar, o que me levou a escolher o meu objecto de
investigação.
O meu objecto de investigação é a importância e a utilidade dos arquivos audiovisuais. Começo por
realçar a importância de o ser humano mostrar e criar imagens, o que sempre foi uma vontade universal.
Trato também da evolução dos objectos capazes de mostrar e criar imagens, desde as cavernas pré-históricas
até ao Cinematógrafo dos irmãos Lumière. As definições técnicas sobre os arquivos são explicadas, para
melhor podermos conhecer o que é este mundo e o que é feito nele, assim como os tratamentos que são
feitos para os mais importantes tipos de suporte.
Depois de serem apresentados os apontamentos mais históricos e técnicos sobre o meu objecto de
estudo, parto para uma visão mais social, que me leva ao encontro da importância e da utilidade que estes
arquivos desempenham, actualmente, na nossa sociedade, o que eles ajudaram a criar e quem os tenta
manter vivos hoje em dia. Reflicto também sobre a preocupação acerca destes, de forma evolutiva, desde o
nascimento do cinema. Em Portugal, a política de salvaguardar arquivos também tem voz. Por isso, refiro-me
à filosofia arquivista e de salvaguarda dos arquivos em Portugal, sendo que, todas as informações que aqui
apresento são provenientes de entrevistas com pessoas da área.
A revolução tecnológica que, hoje em dia, vivemos é também um objecto de estudo para o mundo
dos arquivos audiovisuais, já que com ela novas problemáticas aparecem. Essas novas formas de arquivar
documentos audiovisuais, recorrendo às novas tecnologias são aqui tratadas, para melhor perceber o auxílio
que elas podem oferecer a este mundo e os novos problemas que estas podem criar com a sua utilização.
No sentido de melhor conectar a minha experiência de estágio em empresa e o meu objecto de
estudo, analiso o modo como os arquivos podem ser úteis para novas produções e faço alusão à sua possível
importância futura associada a um momento importante para a história de uma cidade. This report begins by focusing on my experience of an internship in an audiovisual company. In the
first part, I describe the works that I was involved in during that period, present the company where I did my
internship and reflect about my professional and personal learning. The professional immersion that I
experienced raised some questions that I decided to research, which took me to choose my object of study.
My object of study is the importance and the utility of the audiovisual archives nowadays. I start by
demonstratating the importance of creating and showing images, which was always a universal human need.
The evolution of the objects and instruments capable of creating and displaying images, from prehistoric men
to Lumière's Cinematographe, are also discussed. Technical issues associated to archives are explained here
as well the various treatments that are made for the most important formats.
After the historical and technical part of my analysis, I start to focus on social aspects of audiovisual
archives, which leads me to the importance and the utility that archives have in our society, what they have
encouraged to create and who helps them to stay alive. My reflection also focuses on the concern about
archives, in a evolutionary way, since the birth of the cinema. In Portugal the preservationist philosophy is also
implanted; therefore, the material that I have used originates from people that work in two institutions that
have the aim of preserving and maintaining audiovisual archives.
The technological revolution that we live nowadays is also a relevant object to study to audiovisual
archives because new issues appear with it. The new wave of audiovisual documents using new technologies
is discussed in order to understand how useful they can be as well as the new problems that they can create.
In order to better connect my internship experience and my object of study, I look at how archives can
be useful for new productions and at their possible future importance associated to an important moment for
the history of a city.